27.6.07

Copa América 2007: Antevisão Grupo C

ver comentários...

Argentina

Com a ausência das estrelas brasileiras, os Argentinos tornam-se, talvez, principais favoritos à vitória final. Embora seja agora orientada por Basile, o elenco Argentino não sofreu grandes alterações em relação ao que foi apresentado no Mundial do ano passado. Entre os eleitos, é muita a qualidade, sendo possível compor várias equipas de valias identicas.

Destaques individuais:
Fernando Gago – Depois de se ter afirmado no Real Madrid, Gago tem agora uma óptima oportunidade para se impor também na alviceleste. Parece ter chegado ao topo aos 21 anos e, agora, há que continuar a provar que tem valor para lá ficar. Na Argentina, já se sabe, a concorrência é sempre apertada.

Lionel Messi – Aos 20 anos chega à Copa América como principal estrela da companhia. Finalmente, as Pampas parecem ter encontrado um herdeiro com qualidade próxima da de Maradona. Para Messi, agora, a questão é simples: chegará a melhor do mundo?

Carlos Tevez – Depois de ter encantado a América do Sul, mereceu esta época uma oportunidade na principal liga do mundo: A Premier League. Tevez não começou bem no West Ham, mas o seu final foi estonteante. São vários os “gigantes” que parecem disponíveis para lhe conceder uma oportunidade e a Copa América pode ser a “vara” deste salto.


Paraguai

Olhando para o elenco do Paraguai, dificilmente se poderá equacionar uma candidatura à vitória final. Os Paraguaios, porém, podem já não contar com a geração de Chilvert e Gamarra, mas têm-se mantido como uma selecção competitiva, contando com o contributo de um ou outro talento mais evidente.

Destaques individuais:
Júlio dos Santos – é um médio criativo de 24 anos cujo talento desde cedo despertou atenções. O Bayern recrutou-o mas nunca se conseguiu impor na Baviera. Este ano passou metade da época emprestado ao Wolsburgo e saída poderá ser o seu destino. Para o “peixe mais miúdo”, este pode ser um nome interessante de acompanhar.

Roque Santa Cruz – qualquer um lhe reconhece todas as condições para explodir, mas a verdade é que, aos 25 anos, isso ainda não aconteceu. Lesões e inadaptações tem sido a explicação para sucessivas épocas de menor rendimento no Bayern. É um avançado fortíssimo no ar e talentoso no chão e o seu estatuto mantém-no como estrela da companhia.

Oscar Cardozo – é o nome do momento em Portugal. O Benfica investiu muito (mesmo!) nele e a Copa América será o primeiro teste. Teve uma época excelente no modesto Newell’s e os seus golos encantam qualquer um – imperdível, naturalmente!



Colombia

É uma formação modesta – sem as estrelas de outros tempos – mas que se tem apresentado bem rotinada e sistematizada, merecendo por isso alguma curiosidade. Ivan Córdoba (Inter Milão) é o nome mais conhecido e Hugo Rodallega o mais interessante. Trata-se de um jovem avançado de 21 anos que se tem afirmado no competitivo campeonato Mexicano.


Estados Unidos

Os EUA vão apresentar-se perante as suas congéneres da América do Sul com uma selecção secundária, formada por jogadores que actuam na sua maioria no futebol norte americano. Naturalmente, por isso, as expectativas são baixas para esta competição, ficando a possibilidade de podermos ver despontar alguns nomes entre um conjunto bastante jovem...

AddThis