20.6.07

Oscar Cardozo; Bom ou mau negócio?

ver comentários...
Não é a primeira vez que o seu nome vem à baila – em Janeiro também foi apontado como possível reforço do Benfica – mas desta vez parece estar mais próximo do que nunca de reforçar os encarnados.
Dificilmente os seus vídeos poderão deixar de entusiasmar os adeptos do Benfica, mas numa aquisição não é só a perspectiva desportiva que está em causa. Uma transferência, afinal, não é mais do que um negócio e a questão em torno da "operação Cardozo" é:
Será que a sua rentabilidade esperada supera o risco da aquisição?

Pontos favoráveis:
Cardozo é um goleador em ascenção e cujo limite potencial ainda não foi detectado. Chegou ao Newell’s apenas há um ano e o seu impacto foi imediato. Com um pé esquerdo fabuloso e uma estatura invejável, Cardozo parece ter o perfil ideal para um 9 de sucesso. Entre o campeonato de Apertura e Clausura, apontou 21 golos, marca apenas superada por Martin Palermo este ano.

Pontos desfavoráveis:
Estamos a falar de um avançado de 24 anos, Paraguaio (conta como estrangeiro, o que o desvaloriza perante o mercado europeu), e que teve apenas uma temporada notável num clube do fundo da tabela do campeonato Argentino. Ao risco da evidente não adaptação às características do país e do futebol, acresce o aspecto da dimensão clubística propriamente dita. No Newell’s, Cardozo tem uma equipa montada em seu redor e resta saber como reagirá quando for apenas “mais um” no Benfica, com um sistema bem diferente. Convenhamos, actualmente não há muitos jogadores a transferirem-se do futebol Sul-Americano por 8 milhões € e, que não restem dúvidas, esta será uma verba muito pesada para o Benfica.

AddThis