4.6.07

Os talentos de Liége

ver comentários...
A Selecção Belga que, Sábado à noite, defrontou Portugal pode não ser a mais forte da sua história e é mesmo impossível esconder as suas fragilidades. O futebol belga atravessa, no entanto, uma fase em que se procura regenerar com uma aposta firme na formação. Para os clubes portugueses este poderá ser um mercado de oportunidade rara na Europa central, dados os preços ali praticados. Na Holanda, por exemplo, o Ajax tem feito da Bélgica um dos locais preferenciais da sua prospecção dos últimos anos.

O destaque que faço centra-se nos jovens do Standard Liége.
Defour é um médio ofensivo de 19 anos que se revelou aos 17 no Genk. O seu talento despertou o interesse de vários clubes europeus, chegando a ter tudo acertado com o Ajax. A transferência, no entanto, acabou por gorar-se e, um ano mais tarde, Defour mudou-se para Liége por 1,5 milhões de euros. Confessa ter em Sérgio Conceição um mestre e 06/07 foi a época da sua afirmação no campeonato, chegando a titular da Selecção.

Fellaini – que marcou o golo frente a Portugal – tem, aos 18 anos, um trajecto invulgar. A sua estatura e bom jogo aéreo fazem dele um jogador especial, capaz de evoluir em várias posições do corredor central. Normalmente é médio defensivo, mas pode actuar como central ou como médio mais ofensivo, aparecendo com muito aproposito na zona de finalização. Aqui fica um aspecto importante sobre esta promessa: rescindiu com o Standard e está livre para assinar por qualquer clube.
Witsel completou 18 anos este ano e é a última das revelações do Standard – clube onde se formou. É visto como uma das grandes promessas do futebol belga, aliando aos dotes técnicos, uma bom porte físico (1,83m, 73kg).

AddThis