7.6.07

Toranzo: Nariz Torcido...

ver comentários...
Ontem os jornais lançaram para as suas primeiras páginas um nome: Patricio Toranzo. Com um pouco mais de atenção, percebemos finalmente a justificação de tal destaque para tão comum desconhecido: trata-se de um médio argentino de 25 anos que se encontra na eminência de se juntar ao plantel do Sporting em 07/08.

Os grandes negócios são aqueles em que se consegue recrutar um jogador sub-avaliado por um preço bem inferior ao seu rendimento posterior. Pois bem, sem conhecer o jogador, posso dizer que o Sporting está a arriscar provar, mais do que a competência da sua observação, a total incompetência da generalidade dos Argentinos que acompanham o futebol. É que Toranzo actua, emprestado pelo “gigante” River Plate, na segunda divisão argentina. Mais do que a humildade do escalão, o que espanta é que Toranzo já teve os holofotes apontados a si, tendo actuado num grande clube, e, pode dizer-se, falhado. Falhado ao ponto de ter sido primeiro emprestado ao histórico Quilmes – da primeira divisão – e, nesta temporada, ao Atletico Rafaela da segunda, o que não terá sido propriamente uma promoção. Será, se quisermos, o equivalente a um daqueles (muitos) jogadores que passam pelos grandes sem sucesso, acabando por se perderem entre as equipas medianas do nosso futebol. A pergunta que fica é: será que o Sporting viu neste atleta o que, aparentemente, mais ninguém conseguiu ver? Ele há casos, mas são raros...muito raros!

Sobre o Sporting 07/08, já o disse, carece de uma preocupante lacuna de individualidades credíveis na fase criativa. Em 06/07 o ataque foi o ponto fraco da equipa – especialmente na primeira fase da temporada. Na liga dos Campeões, o Sporting conseguiu apenas concretizar 3 golos em 6 jogos, sendo este um registo que deve preocupar. Juntando a isto as saídas de Nani e Carlos Martins, chegamos àquele que deverá ser o verdadeiro objectivo do defeso verde-e-branco: reforçar qualitativamente a zona criativa. Neste sentido, também não se entende o reforço de um dito “polivalente”. Embora de férias, é nesta fase que se jogam muitos pontos e, por consequência, muitos dos milhões a ganhar na época vindoura. Haverá arrojo?
- Almagro 1-4 Atl.Rafaela (com golo de Toranzo)
- Outros jogos do Atl.Rafaela (com algumas aparições de Toranzo)

AddThis