25.6.07

Copa América 2007: Antevisão GrupoA

ver comentários...
Venezuela
O país organizador usufrui desse estatuto para encabeçar o grupo. Na realidade, a Venezuela não tem tradição no futebol e esse é uma fraqueza que se estende aos dias de hoje. A selecção Venezuelana tem poucos jogadores conhecidos, muitos oriundos de ligas e clubes menos conhecidos e poucos com idade para “explodir” nesta competição.

Individualidades em destaque:
Juan Arango – Aos 27 anos, o médio ofensivo do Maiorca é visto como o melhor jogador de sempre do seu país. Arango é um médio ofensivo (que pode actuar como avançado) goleador que está em final de contrato com o seu clube e de quem se perspectiva uma eventual transferência para um clube de maior dimensão.


Uruguai
No grupo onde não estão, nem Brasil, nem Argentina, é o Uruguai que terá grande parte do favoritismo, mesmo tendo em conta a presença da anfitriã, Venezuela. A selecção Uruguaia não é, de forma nenhuma, uma das potencias do futebol mundial, mas tem talento quanto baste para poder ambicionar vencer qualquer partida. Num elenco composto, maioritariamente, por jogadores que actuam na Europa, Fucile é único que actua em Portugal.
De fora ficaram Gustavo Varela (Schalke04), Carlos Bueno (PSG), Mario Regueiro (Valencia) ou as promessas Luis Suarez (Groningen) e Edison Cavani (Palermo).

Individualidades em destaque:
Álvaro Recoba – Aos 31 anos o fantástico jogador do Inter passa por uma fase em que precisa dar novo fôlego à sua carreira. A saída do Inter é, nesta altura, um dado quase certo e da sua prestação nesta competição poderá depender o seu destino imediato. Apesar do seu momento menos bom e do fulgor de Fórlan, Recoba será ainda a figura de maior nomeada na sua Selecção.

Diego Fórlan – A sua presença é, quase sempre, sinónimo de golos. Afinal estamos a falar do “Bota de Ouro” europeu de 2005. No Villareal a sua carreira ganhou outra credibilidade, após a passagem como “secundário” do ataque do Manchester United. Aos 28 anos, Fórlan tem sido apontado como alvo de clubes como o Liverpool ou Arsenal e uma prestação positiva na Copa America pode ajudar a novo “salto”.

Ignácio Gonzalez – É um nome secundário na selecção, mas a verdade é “Nacho” Gonzalez tem sido a principal figura da liga do seu país, ajudando decisivamente o Danúbio aos títulos que tem conquistado recentemente. “Nacho” é um 10 esquecido pelos clubes europeus e, aos 25 anos, quem sabe não surge a oportunidade para o conhecermos melhor...


Peru
O Peru chega a esta prova como uma selecção de grande interesse, fundamentalmente, devido à boa capacidade que o país tem tido para fazer despontar novos talentos. A selecção peruana combina alguns nomes de completa afirmação mundial com outros que se poderão revelar nesta prova. Entre os eleitos está a recém revelação do Sp.Braga, o central Rodriguez.
Entre os eleitos do seleccionador Uribe, notam-se as ausências do defesa Vargas (Catania) e do experiente Norberto Solano (Newcastle).

Individualidades em destaque:
Claudio Pizarro – Em 07/08 deverá ser a sombra de Didier Drogba no Chelsea. Para quem não conhece Pizarro, trata-se de um temível jogador de área, não só pela sua qualidade técnica e mobilidade, mas também pelo notável jogo aéreo onde dá “àgua pela barba” a qualquer defesa. A Copa América poderá fazer perceber melhor o porquê da opção de Mourinho.

Jefferson Farfán – Tem 22 anos e formará com Pizarro uma dupla que faz inveja a muitos dos poderosos clubes europeus. Farfán revelou-se no PSV, tal como Romário, Ronaldo ou Van Nistelrooy e são já muitos os interessados num jogador que marcou mais de 40 no conjunto de duas temporadas na liga holandesa. É um jogador rápido e temível no um para um.

Damian Ismondes – Atenção ao jovem de 18 anos. Médio ofensivo do Sporting Cristal, é comparado a Robinho, quer pelo físico, quer pelos tormentos que causa aos adversários. Certamente que as suas eventuais aparições serão merecedoras de todas as atenções.


Bolívia
Sem dúvida uma das mais frágeis selecções da prova. O país que, recentemente, se viu em colisão com a FIFA por causa da polémica da altitude, atravessa um período sem grandes referências no capítulo individual e a Copa América 2007 poderá servir para que alguns jovens convocados por Erwin Sanchez se revelem ao mundo. Um breve destaque para Juan Arce, jovem avançado dos quadros do Corinthians.

AddThis