15.6.07

Edgar, Kaz e a estratégia de aquisições azul-e-branca

ver comentários...
Longe vão os tempos em que o FC Porto era rápido, discreto e preciso no mercado. Foi uma postura de sucesso que acompanhou a ascenção do Porto ao domínio do futebol nacional, recrutando sempre melhor a baixos preços. A verdade é que desde há alguns anos a esta parte, e vá-se lá saber porquê, a SAD portista tem mudado de atitude no mercado. Os alvos portistas são agora invariavelmente jogadores de dois tipos: (1) alguns entre os muitos que são antecipadamente anunciados pelos jornais, ou (2) jogadores que merecem a atenção dos rivais. Ninguém dúvida que, do ponto de vista dos jornais e, até, do entretenimento dos adeptos, esta nova atitude pode ser bem mais interessante do que anterior. Já os sócios e simpatizantes do clube é que terão alguns motivos para reagir de nariz torcido perante a esta conduta. É que esta guerra constante por jogadores nas páginas dos jornais só tem uma consequência: a inflação dos preços dos jogadores. Com esta nova atitude, o Porto tem pago bem mais caro pelos vários jogadores contratados, sendo que, uma postura reactiva também não abona em nada a favor da actual política de contratações azul-e-branca.

Os jogadores, esses, mais uma vez são os menos responsáveis pelas atitudes dos dirigentes e, quer Kazmierczak, quer Edgar, terão de provar no campo o seu talento, independentemente da forma como chegam ao Dragão.

- Kazmierczak revelou-se uma das unidades fundamentais no humilde Boavista versão 06/07. Trata-se de um médio de perfil tipicamente nórdico. Um jogador de movimentos verticais e muito bem dotado fisicamente – sobretudo em altura. Kazmierczak é, no entanto, um jogador a quem antevejo algumas dificuldades de imposição no FC Porto. Embora possua processos simples e práticos, é um jogador de pouca mobilidade e com dificuldades quando o jogo acelera junto à relva – o que acontece muito no FC Porto. Kazmierczak é, ainda assim, um médio com óptima capacidade goleadora, fruto de um bom tempo de intervenção na área oposta e de um excelente pontapé – curiosamente, o jogo aéreo não é das suas armas mais letais, apesar da altura.

- Edgar é uma promessa com bastantes motivos para encarar com um sorriso o futuro. Apareceu na segunda metade da temporada no futebol português e, embora não tenha um registo invulgar de golos, deixou óptimos apontamentos, sobretudo, para quem tem apenas 20 anos. Alto (1,90m) é uma presença de respeito entre os centrais (o jogo aéreo é, aliás, um capítulo de grande potencial para Edgar), mas também se revela muito forte no capítulo técnico, com algumas pormenores bem reveladores da sua valia. Parece uma aposta legitima mas, que hipóteses terá se o 4-3-3 se mantiver e com Adriano e Postiga à sua frente?

Kaz contra o Paços
Kaz contra a Académica

Kaz contra o Benfica

Grande golo de Kaz no campeonato polaco

Grande golo de Kaz frente à Naval

Grande golo de Kaz frente ao Maritimo

Kaz frente ao Macedo Cavaleiros

Kaz frente ao Azerbeijão

Beira Mar - Naval com grande golo de Edgar

Setubal - Beira Mar com Edgar a bisar

Estrela - Beira Mar com golo de Edgar

Beira Mar - Boavista com golo de Edgar

AddThis