16.3.10

Saleiro: entre a afirmação e a elite

ver comentários...
Foi inserido no plantel quase a medo, como que se duvidando da sua capacidade para estar à altura do desafio. A verdade é que Saleiro, passado este tempo, conseguiu aproveitar as oportunidades que lhe foram dadas, subindo alguns degraus na lista de soluções prioritárias para a frente de ataque. Hoje, é já muito improvável que o avançado não faça parte dos planos leoninos para as próximas épocas, ficando apenas por saber até que nível poderá Saleiro ir. Não é a primeira vez que falo sobre ele, e, mais uma vez, fica aqui um balanço das qualidades e defeitos que julgo definirem o novo 9 do Sporting.

Forte psicologicamente
Talvez seja o aspecto que mais deva ser destacado, até porque as suas outras virtudes já eram conhecidas. Saleiro iniciou a sua ascensão numa fase de confiança quase nula em termos colectivos e onde pouca gente, mesmo com mais experiência e menos pressão, conseguia estar bem. Este facto aliado ao “nervo” que revela na hora de concluir dá a certeza de que estamos na presença de um avançado de "sangue frio", algo que é absolutamente fundamental para manter uma relação estável com o golo. E sabe-se como isso é importante para quem joga perto das balizas...

Bom tecnicamente
Este era o lado mais fácil de prever. Quem vira Saleiro antes de chegar ao Sporting, particularmente no Fátima e na Académica, sabia que este era um avançado inteligente e hábil no trato da bola. Capaz de baixar e combinar bem, longe das zonas de finalização. Este é outro traço positivo do seu perfil. Uma nota, ainda no capítulo técnico, para o seu pé direito. É fantástico saber passar, cruzar e rematar com a qualidade com que o faz. O senão é que faz tudo, ou quase, com o pé direito.

Reacção e explosão, o grande obstáculo
O físico não aparenta ser um entrave para Saleiro. Afinal, a sua estatura é bastante boa para um jogador que tem de aparecer tantas vezes a discutir lances aéreos. Por outro lado, Saleiro é também um avançado culto em termos de movimentação, sabendo que movimentos fazer e quando os fazer. Qual é o problema, então?

O problema está em alguns pormenores que são normalmente fundamentais para um avançado de elite e nos quais Saleiro revela dificuldades. Primeiro, falar do pique, da explosão. Não me estou a referir a situações de 1x1, mas na exploração da profundidade. Para um avançado, muito mais do que para um médio ou mesmo um extremo, é fundamental ser capaz de receber no espaço e, para isso, é preciso ter assinalável capacidade de aceleração. Saleiro não é um jogador lento, mas é não tem uma grande capacidade de aceleração um avançado e isso torna-se visível com alguma frequência.

O outro aspecto que quero assinalar neste ponto, e que é decisivo para um avançado, como já várias vezes tenho assinalado aqui, é a capacidade de reacção. Não é exactamente o mesmo que aceleração. Tem a ver com a velocidade com que se reage à trajectória da bola e se é capaz de ajustar o corpo em antecipação. Por isso, por exemplo, não o vemos frequentemente finalizar de cabeça em boas condições, apesar da sua estatura.

Ou seja, se Saleiro é, pela boa capacidade técnica e mental, um avançado com elevado aproveitamento em termos de finalização, não é um avançado que usufrua de muitas situações de finalização em zona privilegiada. E, se estamos a falar de elite, isso seria fundamental.

Competição: a condição fundamental para evoluir
Visto o perfil do jogador, sublinho a opinião de que se trata, e se tratará sempre, de um bom jogador, de utilidade colectiva. Sublinho também, no entanto, que está ainda longe de poder aspirar a um nível de elite. Aliás, isso não lhe será fácil dado o tipo de carências que tem. O mais difícil está conseguido, e agora Saleiro tem de saber, ele próprio, corrigir os aspectos onde não é tão forte. Para isso, a competição é a única via. É através da competição que poderá desenvolver as suas capacidades e é através da experiência que poderá evoluir. Não que a experiência por si só garanta seja o que for, devendo ser devidamente avaliada e corrigida, mas... só com jogando será possível.



Ler tudo»

AddThis