1.5.08

Tomas Costa, possível dragão

ver comentários...
Tomas Costa é o nome que tem animado o mercado no que ao FC Porto diz respeito.
Trata-se de um médio de 23 anos, oriundo das escolas do Rosario Central, tal como Di Maria. “Tomy” tem sido um dos jogadores em melhor plano nesta equipa que, diga-se, não é das mais fortes na Argentina, mas que tem muita tradição. As suas exibições justificaram o aparecimento de alguns rumores em torno do futuro do jogador, sendo que Tomas Costa ter-se-á mostrado disponível para mudar para Buenos Aires e para o Boca, algo que não foi muito bem recebido pelos “hinchas” do seu clube.
No que respeita às suas características, tem-se falado na polivalência e na possibilidade de actuar na posição de Assunção. A verdade é que, apesar de ter já desempenhado várias posições na sua ainda curta carreira, Costa tem-se afirmado como médio direito num esquema que, normalmente, utiliza uma linha de 4 homens. Assim, será complicado que as observações tenham detectado essa apetência para ser pivot defensivo, já que a sua equipa não lhe proporciona o desempenho dessa função. Em matéria de polivalência fica a nota para a sua utilização (ainda que muito pontualmente) como lateral direito.
Tomas Costa distingue-se pela qualidade do seu pé direito. Não faz da velocidade uma arma principal, nem tem uma grande capacidade para aparecer em zonas de finalização (aliás, os números de golos da sua carreira dizem bem disto mesmo), mas para além da capacidade de luta é um jogador de invulgar capacidade de passe. Naturalmente, a sua contratação – a confirmar-se – enquadrar-se-á numa estratégia de integração e adaptação progressiva às rotinas e exigências do modelo de jogo.

AddThis