24.5.08

Nelson Benitez: esperar para... perceber!

ver comentários...
Nelson Benitez foi a surpresa nos jornais de Sexta Feira. Depois de Tomas Costa, o FC Porto vai buscar mais um jogador à argentina, agora para uma posição carenciada do seu plantel: a lateral esquerda.

Honestamente não conheço este jogador que chega agora do campeão do Torneo Apertura 2007, o Lanus, e este desconhecimento é a única atenuante para um inevitável torcer de nariz quando olho para o seu percurso. Convém, em primeiro lugar, dizer que o Lanus é um clube modesto dentro da realidade do primeiro escalão argentino, tendo como único e surpreendente título, precisamente, o Apertura 2007. Na actual competição, o Lanus regressou às suas classificações mais habituais, estando, a poucas jornadas do final do Clausura 2008, a meio da tabela. Pois bem, se pedissem a alguém para destacar jogadores desse Lanus campeão, certamente que Nelson Benitez não seria um deles. É que este jogador de 24 anos não fez sequer parte da equipa base desse título de 2007, jogando apenas 9 dos 19 jogos, sendo que em apenas 3 (!) foi titular. Sendo estes dados referentes a 2007, podia pensar-se que 2008 estivesse a ser diferente, mas... não. No Clausura 2008 foi titular em 7 dos 15 jogos, tendo entrado em mais 2 como substituto. Quanto à Libertadores 2008, 3 jogos (2 a titular) em 10 realizados pelo Lanus na mais prestigiada prova de clubes da América do Sul. Fica o nome do habitual titular nesta posição no Lanus, chama-se Maximiliano Velazquez e tem 27 anos.

Por tudo isto se percebe o porquê de estranhar a contratação deste jogador. Aliás, não é a primeira vez que o Porto vai à Argentina buscar um lateral esquerdo com um percurso duvidoso. Há ano e meio, Lucas Mareque, suplente e “dispensável” do River Plate também foi contratado. Aproveitando a chamada de Mareque à questão, fica a curiosidade. Este lateral esquerdo de 25 anos joga actualmente num clube teoricamente superior ao Lanus e, ao contrário de Benitez, é mesmo titular.

Enfim, resta agora esperar pelas prestações de Benitez que poderão, até, dar razão a quem decidiu pela sua contratação. Uma coisa me parece clara, no entanto: é muito pouco provável que a substituição de Bosingwa se fique aqui...

AddThis