22.7.07

Sporting-Lille: Generoso

ver comentários...
Alvalade teve uma estreia generosa em 07/08. O Sporting apresentou melhorias face ao encontro com o Vitória mas, francamente, ainda esteve longe do nível que legitimamente os seus adeptos podem esperar.

Paulo Bento voltou a apresentar o seu 4-4-2 a tempo inteiro, mostrando que este é e sera o unico sistema, independentemente das variantes que possam existir nos princípios do modelo. E existem, tal como ficou patente no primeiro tempo. Purovic oferece uma referência de saída de bola mais comprida, mostrando poder vir a ser uma mais valia na variação do jogo ofensivo verde-e-branco. De resto, o desnorte posicional de Izmailov na quarta-feira não se repetiu, nem em Pereirinha, nem em Farnerud, e houve ainda Abel, formando-se assim os 3 factores que fizeram melhorar, ainda que apenas ligeiramente, o processo ofensivo leonino. O Lille foi um adversário digno e mesmo injustiçado, provocando bastantes perdas de bola aos leões que resultaram em perigosas transições que Paulo Bento certamente não quererá ver repetidas. Liedson foi o génio decisivo (com a ajuda de Sylva, claro), num Sporting que não foi brilhante mas que tem uma importante atenuante nas ausencias de muitos titulares e que voltou a mostrar-se carente de uma figura mais certa para a lateral esquerda.

Rui Patrício – Stojkovic voltou a deixar boas indicações e parte na frente, mas Patricio pode ter a sua oportunidade nesta temporada. Deixou vontade e uma prestação prometedora. Ser titular dos sub20 é uma coisa, mas terá estaleca para a titularidade num grande em tão tenra idade?

Gladstone – À direita, à esquerda revelou-se um sério candidato à titularidade. Vendo bem não surpreende, trata-se de um promissor central por quem a Juventus esteve prestes a perder a cabeça. No Sporting tem a oportunidade ideal para se relançar numa equipa bem organizada defensivamente. Mostrou-se forte fisicamente, rápido e lesto a ler o jogo.

Adrian Silva – A 6 voltou a mostrar os seus predicados. Como médio interior esteve mais discreto, mas, dada a idade, tem tempo para evoluir na posição. Para já só o estatuto dá vantagem ao “pesado” Miguel Veloso que se apresentou em Alvalade.

Purovic – Se na quarta feira teve de jogar num Sporting de princípios pouco ajustados às suas características, frente ao Lille mostrou como a sua presença pode ser importante para o jogo ofensivo da equipa. Não precisa de ser um goleador (para isso está lá Liedson), precisa apenas de ser uma alternativa eficaz ao jogo mais trabalhado, tão típico no Sporting 06/07. Com ele, Liedson fica liberto para ser um jogador mais móvel e participativo na fase de criação ofensiva.

Vukcevic – Marcou um golo mas viu-se pouco, tendo actuado na posição que era de Nani. Exceptuando a lateral esquerda esta é a posição em que o Sporting mais carências apresenta, necessitando de alguém que possa ser desequilibrador com a bola nos pés. Repito o que já venho dizendo: não é certo que, quer Vukcevic, quer Izmailov tragam essa capacidade de forma consistente...

AddThis