12.7.07

Sporting: Ameaça sobre a linha de golo

ver comentários...
Quando os jornais anunciavam o eternizar da relação entre Ricardo e o Sporting, eis que, num repente, o divórcio se consuma. As razões desta súbita alteração no rumo da carreira do guarda redes tem, creio eu, 3 motivações, todas elas relacionadas: (1) primeiro, Ricardo já há muito que demonstrava a sua vontade em experimentar o estrangeiro, (2) depois houve a argumentação sobre os impostos e os seus efeitos no vencimento liquido – este parece-me um motivo picuinhas para quem era um dos mais bem pagos do plantel. (3) Finalmente, a posição do próprio Sporting que, perante a vontade do jogador, também não pareceu muito hesitante em decidir a favor da mais valia financeira imediata.

Sobre as qualidades de Ricardo, creio que estamos longe de estar perante um guarda redes da elite mundial, mas tenho sobre ele a opinião de que é hoje garante de qualidade e estabilidade, sendo actualmente um justo titular da Selecção e uma aposta ganha de Scolari. Se, há poucos dias, defendi aqui que a questão defensiva era, no Sporting, sobretudo garantida pela qualidade dos processos defensivos implementados por Paulo Bento, no caso do guarda redes, a coisa é bem diferente. A qualidade do rendimento do guarda redes está altamente dependente dos seus atributos individuais e, neste contexto, um Sporting assume um risco sério para 07/08.
Sobre o substituto, Vladimir Stojkovic, devo começar por dizer que o seu nome me ficou gravado desde o Europeu de sub21 em que se revelou quase inultrapassável. Trata-se, curiosamente, do irmão do mítico Vladan que jogou no Leça, um jogador com uma envergadura física impressionante, sendo não só alto mas muito bem constituído. Desse torneio para cá, no entanto, Stojkovic tem-se revelado inconstante com algumas decisões nem sempre felizes e, sobretudo, algo pesado no momento de reagir. 06/07 tornou-o numa dúvida, sendo agora inevitável lembrar casos como Ivkovic ou Kralj. O Sérvio tem, aos 23 anos, um grande potencial e margem de progressão mas a pressão em que incorrerá no Sporting pode não ser facilitadora para a afirmação e esse será um dos maiores riscos de Paulo Bento.

Stojkovic foi uma aposta de início de época do Nantes, começou como titular mas foi vitima dos resultados negativos da equipa, perdendo a titularidade para um jovem e inexperiente Vincent Briant. Em Dezembro recuperou a titularidade mas os 3 jogos consecutivos sem sofrer golos não impediram que fosse emprestado ao Vitesse, numa altura em que o Nantes tinha acordado a contratação de Barthez. Na Holanda chegou à titularidade apenas em Março, realizando 8 jogos na Liga.

AddThis