19.7.07

Sporting - Guimarães: Tão Verde!

ver comentários...
Fraco é o adjectivo mais positivo que se pode atribuir a um jogo que teve, ao menos, a justiça de acabar sem golos. O Sporting apresentou-se numa versão verdissima do seu habitual losango e o que se viu foi uma equipa totalmente emperrada a atacar, salvando-se apenas o entrosamento da zona central defensiva. As dificuldades ofensivas que se puderam observar têm, na minha perspectiva, a ver com os intérpretes escolhidos para as zonas laterais do esquema – os laterais e os médios interiores. Nem Pereirinha, nem André Marques eram capazes de dar suporte e profundidade às iniciativas pelos seus flancos e, no miolo, Izmailov deve ainda sentir alguns problemas de comunicação... O russo aparecia frequentemente, e sem razão aparente, junto de Farnerud e raramente deu largura à ala esquerda, tirando largura ofensiva à equipa e tornando o jogo leonino confuso e pouco fluído. Não se viu nem sequer um esboço do jogo apoiado da época transacta e, na primeira parte, salvou-se Liedson. No segundo tempo, as coisas não foram diferentes melhorando apenas por força da entrada de Abel que, finalmente, deu profundidade ao flanco direito.

Enfim, se é ainda cedo para preocupações, não deixa de ser verdade que o que foi apresentado foi bastante mau, mesmo para esta altura. Sobre o plantel, e antes de algumas referências individuais, fica a nota de que se para a lateral direita é preciso encontrar apenas uma alternativa a Abel, para a esquerda é bom que Bento conte com um jogador que assegure mais qualidade...

Stojkovic: o jogo fica marcado pela magnifica intervenção à beira do intervalo, mas não se pode dizer que tenha sido, ainda, suficiente para provar fosse o que fosse. De resto, pouco trabalho e alguma falta de entendimento com os centrais numa ou outra ocasião.

Pereirinha: Não me parece que seja uma boa ideia a adaptação a defesa direito. Pereirinha é rápido, mas não tem, nem grande capacidade defensiva no 1x1, nem mentalidade para jogar como defesa. No meio mostrou-se mais adaptado. É um jogador de processos simples e sentido posicional mas que ainda está longe do fulgor de outras revelações, parecendo inibido com a bola nos pés. Pereirinha terá, em 07/08, de justificar o porquê de tantas oportunidades quando há tantos outros jovens que são recorrentemente emprestados.


André Marques e Ronny: O primeiro mostrou-se frágil a defender e não muito dinâmico a atacar. Ronny, mais experiente e entrosado, não foi capaz de trazer grande coisa ao flanco. São dois jovens que merecem tempo, mas que não garantem uma época de qualidade na ala esquerda.
Gladstone: Já se previa que fosse fácil enquadrar-se num esquema defensivo como o do Sporting. Falhou pouco e ainda teve tempo para alguns cortes vistosos. Ofensivamente nota-se ainda o distanciamento em relação às rotinas de jogo, recorrendo com frequência e algum despropósito ao passe longo.

Izmailov: Tecnicamente revelou bons pormenores, tacticamente não fez o que tem de fazer.
Derlei: Foi mais o Derlei da Luz do que das Antas, é verdade, mas estará longe de se constituir como uma má solução. Batalhador incessante, provoca desgaste constante nas defesas contrárias, ficando a atenuante de não ter sido, quase nunca, servido em boas condições.
Purovic: Se foi contratado para o jogo das alturas, ontem mostrou que pode ter outras utilidades. Veloz, móvel e bom tecnicamente mostrou-se capaz de jogar num esquema que ainda não contempla o recurso ao jogo aéreo. Ficou por testar a finalização.

Adrien Silva: Aí está um grande reforço para as próximas épocas. Não engana e, embora muito tapado no meio campo, o seu talento merece oportunidades sérias já em 2007.

AddThis