7.7.07

Interesseiros!

ver comentários...
Há algumas semanas comentei aqui que o anúncio da OPA que, paradoxalmente, não pretendia controlar, não teria mais efeitos do que a mera especulação. Pois bem, a notícia da suposta contra OPA chinesa tira quaisquer tipo de dúvidas: alguém anda mesmo a usar os clubes para ganhar dinheiro.

Passo a explicar. Em primeiro lugar, ninguém com o mínimo de noções sobre mercados financeiros anuncia intenções de “OPAR”, porque fazê-lo, simplesmente, faz subir o preço das empresas em causa, diminuindo assim as possibilidades de um eventual bom negócio. É uma regra básica e que, muito provavelmente, retira quaisquer hipóteses de que as supostas intenções sejam verdadeiras. Depois, acresce ainda a este forte indicio o facto do “informador” do Diário Económico (que foi quem lançou a notícia), Vasco Pereira Coutinho, ter desmentido perante a CMVM conhecer quaisquer pretensões “opistas” dos Chineses (atitude que deve custar ao empresário uma multa idêntica à que o irmão, João Pereira Coutinho, levou por especular sobre uma contra OPA à PT). Finalmente, há ainda a questão, já aqui levantada, dos estatutos das SAD. É que são os clubes que têm total controlo sobre as SAD. Estão a ver algum Presidente ter a coragem de anunciar aos sócios que vai vender o futebol? Então porque é que alguém haveria de investir em algo que sabe de antemão que não vai poder controlar?

A verdade é que ao fim de tantos anos alguém parece finalmente ter descoberto como fazer dinheiro com as acções das SAD: Especulando. Neste aspecto não se pode igualmente ignorar o efeito da incomparável dimensão mediática que o Benfica tem em Portugal – obviamente que o “timing” deste fenómeno especulativo (que também já se estendeu aos outros grandes) só acontece devido à recente entrada da SAD encarnada em Bolsa. O que se lamenta é que o Futebol seja, mais uma vez, alvo de interesses e interesseiros com o único objectivo de fazer, facilmente, muito dinheiro...

AddThis