11.7.07

A vez de Pepe

ver comentários...
Quase 2 meses depois, o mundo do futebol volta a pôr os olhos em Portugal para, desta vez, se concentrar num tal de Pepe, em quem o Real Madrid decidiu despender a avultada soma de 30 milhões de Euros. Também pela segunda vez num curto espaço de tempo, o FC Porto vê partir uma das suas estrelas, mas por uma soma que poucos se atreverão a classificar menos do que irrecusável.

Se em termos financeiros, estas mais valias são bem vindas por forma a aliviar o colapso financeiro da SAD, já em termos desportivos a coisa não será tão positiva para o FC Porto e os seus adeptos. É que, na minha opinião, o Real Madrid leva mesmo um grande jogador. Jovem e tecnicamente evoluído, Pepe é dos centrais mais impressionantes que vi jogar em Portugal, aliando uma capacidade fisíca impressionante a um bom sentido posicional. Pepe é forte em praticamente todos os aspectos em que um central deve ser e, a meu ver, um candidato a afirmar-se num futebol e num clube onde ser-se defesa central não é nada fácil. Aliás, no Real Madrid não existirá margem para deslizes e a Pepe exige-se, acima de tudo, carácter e concentração na hora da afirmação...
No Porto abre-se uma lacuna importante para 07/08 e, francamente, duvido que se consiga um substituto à altura do ex-central do Marítimo. No entanto, e pegando no que escrevi ontem sobre o Sporting de Paulo Bento, no que respeita ao consumo interno (na Europa, a conversa será outra), o Porto tem tudo para não se sentir demasiado perturbado com esta perda. Jesualdo é um treinador cujas equipas se organizam bem sem bola (ainda que o “pressing” seja muitas vezes pouco agressivo) e o substituto de Pepe encontrará no Dragão boas condições para ter sucesso nas suas funções. Neste aspecto sou da opinião que o mais insubstituível dos jogadores azuis-e-brancos ainda se mantém à disposição de Jesualdo: Ricardo Quaresma.

AddThis