15.6.09

A surpresa chilena no Toulon 2009

ver comentários...
Ano ímpar significa que não temos Europeu ou Mundial, mas antes um foco mais centrado nas competições jovens. O Mundial sub 20 será a mais interessantes das provas, começando um pouco mais lá para diante e hoje começa um Euro sub21 cheio de caras já muito conhecidas nos mais importantes palcos do futebol mundial. Antes de tudo isto, como espécie de aperitivo, o anual e tradicional torneio de Toulon que, este ano, teve o condão de reunir algumas equipas que ficarão de fora dessas 2 montras estivais. Chile, França, Argentina e Portugal e Holanda são presenças assíduas nos mais importantes torneios de sub 20 e sub 21, mas que este ano vão ficar de fora. A sua participação em Toulon foi, por isso uma oportunidade única para ver algumas figuras em ascensão no futebol destes países.
Merecedor de particular destaque esteve, algo surpreendentemente, o Chile que acabou por ser o vencedor desta prova. Aqui fica um olhar pessoal sobre alguns destaques individuais, centrados precisamente na equipa chilena...

Antes de destacar algumas individualidades da equipa campeã, deixo uma nota para algumas individualidades que, sem qualquer dúvida, se mostraram a um nível muito elevado. Na Holanda, nomes como Sarpong (Ajax) ou Erik Pieters (PSV) são já consagrados no seu país, mas foi Diego Biseswar (Feyenoord) quem mais destacou como elemento de qualidade acima da média. Numa Argentina muito (demasiado) jovem, Banega (Valencia) impôs-se como patrão e com uma qualidade absolutamente fantástica. Buonanotte (River) também foi figura de evidente destaque, não sendo também propriamente uma revelação do torneio. Finalmente, na Selecção francesa impressionou o poderio fisico. Havia vários nomes a destacar, pois qualidade não falta. Sem surpresa, Sakho (PSG), Obertan (Bordéus) e N’Gog (Liverpool) não passaram despercebidos...

Relativamente à equipa do Chile, aqui ficam os meus destaques, deixando a nota de que, ao contrário das equipas mais poderosas desta prova, todos estes jogadores são praticamente desconhecidos no mercado europeu e têm um preço muito baixo:

Cristopher Toselli (Guarda Redes, 20 anos, U.Catolica) – Foi sem dúvida um dos destaques da equipa vencedora, fazendo várias intervenções decisivas desde o primeiro jogo, contra Portugal. As minhas reticências sobre este jogador têm muito a ver com a altura que será provavelmente um obstáculo à sua ascensão até os mais altos patamares do futebol mundial.

Eugenio Mena (ala esquerdo, 20 anos, Santiago Wanderes) – Para mim é um nome a rever porque não tenho nem referências, nem conhecimento próprio deste jogador para além deste torneio. Jogou como, diria, falso defesa esquerdo, e foi absolutamente notável a qualidade técnica que demonstrou.

Eduardo Vargas (Extremo, 19 anos, Cobreloa) – Um dos destaques da equipa, pelos golos que marcou, quase todos eles fruto de diagonais a aparecer na cara do guarda redes. A questão será saber como se adaptará a um futebol diferente e a defesas que não dão tanto espaço nas suas costas.

Gerson Martinez (Avançado, 19 anos, San Luis) – Numa função semelhante à de Vargas, também surgiu como um dos goleadores, sempre com desmarcações na cara do guarda redes. Gostei bastante da sua qualidade técnica. Um nome a acompanhar.

Cristobal Jorquera (Médio ofensivo, 21 anos, Colo Colo) – Valdivia definiu como o seu sucessor no futebol chileno. Jorquera é um 10 criativo, muito forte tecnicamente e que revelou essas características com alguns passes e pormenores notáveis durante a prova.

Marcos Medel (Médio ofensivo, 19 anos, Audax Italiano) – Começou como suplente frente a Portugal, mas mal entrou fez sentir a qualidade técnica do seu futebol. O seu “perfume” ficou bem claro nos restantes jogos e sendo tão jovem é claramente merecedor de um olhar bem atento de quem deseja fazer bons negócios no futebol.


Ler tudo»

AddThis