17.6.09

Marcus Berg, o primeiro vencedor do Euro sub 21

ver comentários...
O Euro sub 21 começou sem grandes motivos de interesse. As grandes equipas, com talentos inegáveis, têm-se apresentado a um ritmo baixo e também não têm sido muitas as surpresas em termos individuais. Há muito ainda para jogar mas, claramente, para já o jogo que mais entusiasmou foi o que colocou frente a frente a selecção da casa, a Suécia, à Bielorrússia. Nessa partida emergiu também um nome, já grande candidato a melhor goleador da prova devido ao hat-trick conseguido, mas cuja qualidade vai muito para além dos golos marcados. Marcus Berg.

Berg é um goleador de 22 anos que deu nas vistas no Groningen da Holanda, marcando muitos golos e confirmando os indícios que já revelara quando fora contratado em 2007 ao Gotemburgo. Esse, aliás, terá sido um momento aparentemente iluminado para os responsáveis do clube holandês, que gastaram perto de 3 milhões de euros na jovem promessa. Agora, e particularmente depois desta estreia no Euro, Berg deverá sair mas por valores próximos dos 20 milhões.

O perfil de Berg fica completamente descrito pelo jogo que fez nesta estreia no Euro Sub21. Responsável principal na reviravolta, Berg mostrou a sua inteligência, quer na forma como se movimenta, quer nos timings de execução. Para que seja um jogador realmente temível importa, claro, a qualidade técnica. Aí, Berg tem a característica de muitos dos mais eficazes ponta de lança da história. Ou seja, a sua técnica é excelente mas apresenta-se totalmente ao serviço da eficácia. Os dribles são objectivos e apenas pontuais e os pormenores vêem-se sobretudo na forma como executa muitas vezes de primeira, quer assistindo, quer finalizando.

Vale a pena continuar Berg, até porque é provável que depressa constitua uma temível dupla com Ibrahimovic na selecção sueca...



Ler tudo»

AddThis