12.4.07

Samir Nasri: O herdeiro seguinte

ver comentários...

Em França, já aqui o referi, há uma preocupação grande em torno da substituição dos jogadores da gloriosa geração que conquistou os títulos no Mundial de 1998 e Europeu de 2000. Zidane, herdeiro de Platini, requer agora também ele alguém que lhe siga as pisadas envergando o “maillot” 10 azul. O primeiro candidato é, por vários motivos, evidente: Samir Nasri.
Tal como Zizou, Samir nasceu em Marselha, sendo igualmente de origem Argelina. Com 19 anos (a sua data de nascimento é também próxima da de Zidane – apenas 3 dias depois), Nasri é já há muito visto como uma grande promessa gaulesa. Formado nas escolas do Marselha, o jovem 10 foi eleito o melhor jogador do campeonato europeu de sub17, vencido pela França com um golo seu na final. Esta é também já a terceira época em que é utilizado com regularidade na primeira equipa do OM, sendo uma aposta de há muito do seu clube. No recente recepção da Selecção Francesa à sua congénere austríaca, Samir foi titular, estreando-se pelos “bleus” e fazendo o passe para o golo do já aqui destacado Karim Benzema.
Não é um goleador e a sua envergadura física – baixo e franzino – dificilmente alguma vez lhe permitirá ter um estilo parecido com o de Zidane. Samir Nasri é, no entanto, um daqueles jogadores a quem bola parece encaixar no pé. Actuando no congestionado espaço central, ele gira, prende, ganha, passa e, acima de tudo, não se perde.

AddThis