21.4.07

Nani: Presente ou Futuro?

ver comentários...

Tenho referenciado aqui como a Europa parece ter enlouquecido com as “trivelas” de Quaresma. Particularmente em Espanha e no programa do Canal Plus, ‘Fiebre Maldini’, as referências ao “cigano” têm sido quase semanais. Acontece, porém, que Quaresma não é o único jogadore luso sob ponto de mira dos apreciadores de futebol além fronteiras. O destaque que consta no vídeo remonta já ao final do ano de 2006, foi feito no mesmo programa e, embora com uma intensidade diferente da “euforia-Quaresma”, revela Nani como um caso já bem conhecido entre os mais atentos observadores europeus.
Nani não é como Quaresma ou Ronaldo. É um talento mais bruto, com dribles menos trabalhados e mais espontâneos. Não cresceu sendo a referência das escolas de formação de um grande e esse será, a meu ver, o motivo principal para esta diferença. Acontece, no entanto, que o nº18 do Sporting tem características que nenhum dos seus antecessores apresentava e é delas que se deve servir como ponto de partida para uma evolução que tem enorme potencial... Num jogo que tende cada vez mais a pedir jogadores capazes de actuar em zonas interiores do campo (quantos extremos “de linha” actuam, hoje, nos 11 base dos grandes clubes?), Nani surge no Sporting com essa capacidade. Não se limita a ficar colado à linha, dando mobilidade ao colectivo com os seus movimentos diagonais. Esta capacidade num jogador tão novo e talentoso deve ser aproveitada e valorizada pelo próprio, desenvolvendo outras aptidões que o possam tornar, a prazo, num jogador decisivo e não apenas criativo. A meia distância e os movimentos de rotura sem bola deverão fazer sempre parte dos “to do’s” diários de Nani que, se os trabalhar, se poderá tornar de umas referências do futebol mundial dentro de uns anos.
O problema nestes jovens é, muitas vezes, a obsessiva focalização no presente. Agarrando-se ao que são e não ao que podem ser, e centralizando-se em questões imediatas (normalmente financeiras) em lugar de se projectarem como futebolistas a 2, 3 anos. É aqui que se traça o limiar entre as ameaças e oportunidades da carreira de Nani, o que o distinguirá entre um simples bom jogador ou uma verdadeira estrela...

AddThis