21.4.07

Enzo Francescoli - a inspiração de Zidane

ver comentários...
É um destaque que se pedia. Quando, há dias, trouxe aqui o caso de Enzo, filho de Zidane, referi que a escolha do nome se tinha ficado a dever àquele que foi o grande ídolo de Zizou: Enzo Francescoli. Talvez, para muitos, este seja já o principal motivo pelo qual Francescoli mereça ser referenciado, mas há lugares onde a memória deste Uruguaio tem uma vitalidade quase eterna...
Enzo Francescoli nasceu em Montevideu no ano de 1961 e, embora se tenha declarado como um adepto incondicional do Peñarol, revelou-se no Wanderers – único clube que representou no seu país. A sua carreira foi, a nível de clubes, sobretudo marcada pelas passagens que teve no River Plate. Aí, Francescoli atingiu um estatuto e reconhecimento quase sem paralelo, sendo respeitado por todo um país, independentemente das cores clubísticas, muito por força do seu perfil de “Caballero”. Francescoli jogou no River entre de 83 a 86 e 94 a 97 (ano em que terminou a carreira). Pelo meio protagonizou um percurso pelo futebol Europeu. Primeiro, contratado pelo Matra Racing de Paris, onde foi treinado por Artur Jorge, e depois envergando a camisola do Marselha (período que justificará tanta atenção da parte do, então jovem Marselhês, Zinedine Zidane). Em 1990, depois do Mundial e de ter sido considerado o melhor jogador estrangeiro a actuar em França, Enzo Francescoli partiu para Itália, representando o Cagliari e, de forma mais fugaz, o Torino, antes de regressar à Argentina e ao River Plate.
“O Príncipe” – como ficou conhecido – terá sido o melhor jogador Uruguaio de sempre, tendo comandado a sua Selecção nos mundiais de 86 e 90. Diga-se, por fim, que apesar de inspirar Zidane, Francescoli actuava preferencialmente como avançado, sendo um daqueles casos cujo talento parece não ter sido completamente aproveitado em solo Europeu.

AddThis