18.4.07

A Malapata do 10!

ver comentários...

Não foi uma ideia que me tenha originalmente ocorrido, mas a sugestão foi-me feita e decidi averiguar os factos ...

Rui Costa perdeu muitos jogos ao serviço do Benfica esta temporada. A sua ausência foi lamentada e os seus regressos festejados. Na fase mais recente, as suas entradas em jogo foram ainda ligadas a melhorias no jogo encarnado. Mas, concretamente, o Benfica aparenta ter dificuldades em vencer sob a batuta do “Maestro”.
De facto, olhando aos jogos oficiais encarnados e comparando aqueles em que o 10 participou com os que esteve ausente, verificamos que, apesar de um número inferior de derrotas, de os registos de golos serem mais positivos, o Benfica ganha menos. Substancialmente menos!
Rui Costa participou em, precisamente, um terço das partidas oficiais do Benfica versão 06/07 e nesses – significativos, diga-se – 14 jogos, os encarnados parecem ter uma surpreendente maior propensão para empatar, sendo justamente sob a influência de Rui Costa que o Benfica empatou os seus 3 jogos na Luz para o campeonato (Boavista, Porto e Braga). Refira-se ainda a alta propensão para jornadas de azar no estádio da Luz... lembram-se dos postes e perdidas flagrantes nos nulos frente ao Boavista, Braga e Espanhol? Todas tiveram Rui Costa!

Não quero, com estes dados, provar (ou sequer insinuar) que exista um efeito directo entre a má fase encarnada e a presença do mais mítico dos seus jogadores, mas... estará o Benfica a ser vitima da “malapata” do camisola 10?

AddThis