1.7.09

Lucho no Marselha: Fuga de cérebros...

ver comentários...


Quem acompanhou com alguma assiduidade as análises que aqui fui fazendo ao longo dos últimos 3 anos sabe o que penso de Lucho Gonzalez. Qualquer um é capaz de perceber que se trata de um grande jogador, mas para se perceber, realmente, o alcance do futebol de Lucho é preciso um olhar um pouco mais atento. A forma como se move, como antecipa as jogadas, como lê e joga com os espaços é altamente invulgar, mesmo rara a um nível planetário. Pode, por tudo isto, perceber-se que mais do que qualquer outro aspecto, o futebol português perde, com a saída de “El Comandante”, inteligência.



Grande negócio!
A cedência de Lucho é um golpe evidente na qualidade do futebol portista que, arrisco eu, se poderá sentir mais nos grandes jogos. Mas esse é um problema que faz parte do modelo portista. Os jogadores, mesmo os melhores, têm, se tudo correr bem, um ciclo dentro do clube, onde chegam, valorizam-se e partem deixando uma mais valia financeira para o clube. É este ciclo de valor que, como já várias vezes aqui expliquei, compensa o desajuste dos custos em relação às receitas operacionais.
Aqui, mais uma vez, o Porto voltou a surpreender. 18 milhões (para já) por um jogador a caminho dos 29 anos é algo muito difícil de conseguir, seja com que jogador for. Aliás, Lucho arriscava-se a ser um caso diferente de outros que saíram também a troco de vários milhões, dada a sua idade. O Porto conseguiu o encaixe que procurava e agora há menor pressão para vender. Com a excepção de Cissokho, que creio ser de todo o interesse ser vendido, todos os outros jogadores poderão ser mantidos sem que isso represente um problema para as contas da SAD.

E agora?
Naturalmente que a saída de Lucho abrirá um novo capítulo no mercado portista. É preciso contratar um novo valor para ser, primeiro, uma mais valia desportiva e, depois, financeira. Não será fácil substituir Lucho, mas o perfil está identificado. Jogador jovem e talentoso para jogar numa posição do meio campo. O preço poderá ir até cerca dos 10 milhões de euros (100% do passe). Aceitam-se apostas...


Ler tudo»

AddThis