8.7.09

Fernando Belluschi: O perfil do sucessor de Lucho

ver comentários...
De repente, o Porto tornou-se no grande animador do mercado. Consequência das milionárias saídas de Lisandro e Lucho, os portistas ficaram com necessidades e dinheiro para as satisfazer, trazendo aos seus adeptos uma ansiedade própria destes momentos. Já se previa que aposta passasse pelo mercado argentino e talvez a primeira contratação de peso dos portistas tenha apenas como surpresa o facto de não vir directamente do país das pampas. Ainda assim, estou em crer que Fernando Belluschi, escolhido para substituto de Lucho, é um alvo antigo. Também aqui o jogador já havia sido destacado aquando da sua explosão na Argentina. Aqui fica a minha opinião sobre o jogador.


Produto das proveitosas escolas do Newell’s, Belluschi afirmou-se ao mais alto nível no River Plate, onde em 2007 terá seguramente atingido o estatuto de jogador mais destacado da Liga. Era fácil de perceber que o próximo passo seria a Europa e também que a sua contratação poderia trazer grandes proveitos a quem o garantisse. Foi o Olimpiacos, mas a verdade é que o seu impacto não foi o esperado. Belluschi nunca conseguiu ser a figura do campeão grego, mantendo um nível exibicional por vezes demasiado intermitente.

Este menor sucesso de Belluschi na Grécia não deve, na minha opinião, ser motivo de preocupação para os portistas. O Olimpiacos tinha um modelo diferente e Belluschi um papel algo desadequado às suas características. No Porto será diferente, mas tem de ser dito que Belluschi não tem o mesmo perfil de Lucho, necessitando de se adaptar tacticamente a alguns aspectos para realmente vingar na posição.

Belluschi vs. Lucho
A saber, Belluschi é um jogador mais ofensivo do que Lucho e, por consequência, menos habituado a preocupações defensivas que terá de ter no modelo portista. É mais forte no 1x1, mais forte de meia distância e com bom tempo de ataque à zona de finalização, o que faz dele um potencial goleador regular. Em tudo o resto perde, pelo menos para já, para Lucho. Aqui há também que convir que “El Comandante” era fortíssimo na leitura que fazia do jogo e em todo o campo, permitindo-lhe estar sempre no sitio certo, sendo altamente útil, quer a defender, quer a atacar. Belluschi será para já um jogador mais capaz de ser útil na vertente ofensiva e, por isso, vejo com alguma probabilidade uma mais declarada presença de Meireles como contra peso a um posicionamento mais ofensivo de Belluschi, num comportamento que já aconteceu muito também com Lucho Gonzalez. Os primeiros jogos da pré época ajudarão, por certo, a responder a estas pequenas dúvidas...



Ler tudo»

AddThis