16.7.09

Porto 09/10: De novo em reconstrução

ver comentários...
O impacto ainda muito recente do mercado na definição do plantel dita uma boa dose de incerteza sobre muitos dos contornos da primeira “cara” do Porto 09/10. É uma situação algo semelhante aquela vivida no ano anterior e que tem no sucesso então vivido o grande motivo de confiança para os adeptos, já que perder Lucho e Lisandro seria sempre motivo de grande preocupação. O primeiro jogo (que se pode ver), frente a um Leixões também ainda longe do nível esperado, revelou que Jesualdo estará ainda no fase inicial desta nova reformulação. Para já, mais do que ajustes no modelo, procura-se ainda habituar os novos aos grandes princípios e, simultaneamente, perceber o nível das soluções existentes. Nesse aspecto, há, para já, boas e más indicações...


Baliza: A alternativa é... Nuno – A mediatização da contratação de Beto e a sua aparição na Selecção serão apenas um equívoco. Não creio que o ex-Leixões tenha capacidade para ser uma ameaça para Helton e parece-me, aliás, que o próprio Nuno continuará a ser uma alternativa mais fiável. Uma ideia que, como é óbvio, não resulta apenas deste primeiro teste.

Defesa: novo craque à vista
Onde Jesualdo mais terá motivos para sorrir. Maicon e Nuno André Coelho são introduções de grande qualidade no plantel. O português, aliás, poderá rapidamente tornar-se num caso sério no futebol português. Foi testado a lateral na segunda parte, mas arrisco que relegará Rolando para o banco a breve prazo. Isto, claro, se se mantiver Bruno Alves. Nas laterais, à direita tudo na mesma, com Fucile a ser o dono do lugar. Na esquerda falta ver mais tempo de Álvaro Pereira que, para já, demonstrou ser tão ofensivo ao ponto de ter jogado mais tempo como extremo. O seu rendimento será relevante porque parece altamente improvável a permanência de Cissokho.

Meio campo: O golo escondeu as dificuldades de Belluschi
Começando pelo elemento mais destacado: Belluschi. Fazer um golo cai sempre bem nestas alturas, mas se Belluschi confirmou a capacidade de aparecer em zonas de finalização e a boa meia distância, também confirmou as dificuldades que antecipei noutros aspectos. Teve pouca capacidade para ser uma referência em construção e foi muito pouco intenso defensivamente, sobretudo no pressing. Eram problemas que se esperavam (já os tinha projectado) mas que precisam de ser resolvidos porque nem todos os jogos vão ser tão fáceis como este.
Mais atrás, Fernando confirmou o seu crescimento em relação há um ano. Será sem dúvida o dono de um lugar onde, hoje, se sente muito confortável. A outra vaga no meio campo que também tem dono é a de Raúl Meireles, que provou, de novo, a sua enorme qualidade. Pelo menos até melhor adaptação dos novos, será ele a grande mais valia deste sector. Noutro plano, Guarin e Tomás Costa voltaram a deixar a ideia que dificilmente passarão de alternativas secundárias.

Ataque: Hulk enquanto se espera por Falcão
A primeira nota tem de ir para evolução que se nota em Hulk, um ano depois. A jogar a 9 terá sido, seguramente, o melhor em campo. Móvel, explosivo e... inteligente! Nem sempre evitou o individualismo, mas não tem nada a ver com o jogador que há um ano apareceu. A sua assistência para o golo de Belluschi é a evidência disso mesmo e, registe-se, não foi caso único no jogo. De resto, poucos motivos de optimismo. Varela é rápido e poderoso, mas demasiado vertical e previsível e Mariano uma alternativa de qualidade, sim, mas com uma inconsistência que se conhece do passado. Resta, por isso, esperar por Rodriguez à esquerda, voltar a colocar Hulk à direita e ver Falcão para perceber até que ponto Lisandro fará falta...


Ler tudo»

AddThis