4.5.07

Preparem-se... para a perda de pontos!

ver comentários...
Pego ainda no derbi de Domingo para lançar a jornada do fim de semana. No balanço do jogo foi quase consensual a opinião em torno de duas conclusões respeitantes ao efeito do resultado e da partida no campeonato. 1- O Porto ficou mais perto do título 2- O Sporting tem um pé no segundo lugar.
Parece-me, no entanto, precoce quer uma quer outra análise. Primeiro porque o Porto ficou, de facto, mais perto... mas dos dois rivais no final desta jornada. Segundo, porque não me parece que 1 ponto seja distância suficiente para que se tracem cenários fatídicos quando ainda há 3 jogos para jogar. Pegando precisamente neste último ponto – e não pondo em causa o favoritismo de Porto e Sporting na manutenção dos respectivos lugares – apelo à memória de todos e para que nos recordemos dos despiques (3 últimos jogos) vividos nesta década:

- 2000: Sporting campeão, perdeu na penúltima jornada frente ao Benfica e o Porto foi batido na última jornada em Barcelos quando a vitória era uma obrigação (tinha, ainda, empatado 2 jornadas antes em Faro).
- 2002: Sporting campeão, ganhou apenas 1 dos 3 últimos jogos, tendo empatado 2 com o Boavista à perna, mas também a fraquejar.
- 2004: Porto campeão. Sporting deixa fugir o 2º lugar para o Benfica, perdendo 2 dos últimos 3 jogos. O Benfica empatou 1, mas foi suficiente.
- 2005: Benfica campeão, 1 vitória, 1 empate e 1 derrota. Porto, 1 vitória e 2 empates. Sporting, 1 vitória e 2 derrotas.
- 2006: Porto campeão. Sporting mantém o 2º lugar à custa de 2 vitórias e 1 empate. Benfica com 1 vitória, 1 empate e 1 derrota.

De facto, os grandes parecem perder mais pontos quando as coisas apertam e esse é um aliciante para o que ainda falta jogar... fica o contraditório: neste período (7 anos) nenhum clube perdeu o primeiro lugar nas últimas 3 jornadas.
Fica, por fim, o meu “bitaite”: alguém vai perder pontos... mas quem vai acusar mais a pressão?

AddThis