26.5.07

Carlos Valderrama, a côr do futebol!

ver comentários...
É um caso “sui generis” no futebol mundial. Poucos serão aqueles que desconhecerão o nome e a figura de Carlos Valderrama. A verdade, no entanto, é que a carreira deste Colombiano não teve a correspondência ao nível de clubes da sua reputação e trajecto na Selecção.
Depois de se ter revelado como um talento como médio criativo no seu país, Valderrama rumou, com 23 anos, à Europa. O futebol do “Velho Continente” mostrou-se, no entanto, pouco enquadrado com as características sul americanas do “Pibe” que protagonizou passagens sem grande sucesso pelo Montpellier e Valladolid. Ainda assim, Valderrama passou grande parte da sua carreira no Continente europeu, regressando em 1990 ao seu país. Foi, porém, nos Estados Unidos que terminou a, sob grande reconhecimento, a sua carreira.

Se na Europa, Valderrama foi modesto, já no seu país e Continente sempre encontrou elevado reconhecimento para as suas qualidades. Com 111 internacionalizações é considerado por muitos como o melhor Colombiano de sempre, tendo participado em 3 mundiais (1990, 1994 e 1998). Valderrama tem mesmo uma estátua no seu país, assinalando uma carreira que teve como principais prémios individuais os títulos de melhor jogador Sul-Americano em 87 e 93.

Valderrama era um típico 10 Sul-Americano, muita técnica, boa capacidade de coordenação de jogo, mas talhado para jogar em espaços largos e ritmos baixos. A razão da sua invulgar fama terá vindo, no entanto, da singularidade do seu visual, particularmente da sua cabeleira!

AddThis