24.5.07

Inzaghi, a característica do "goleador furtivo"

ver comentários...

O tributo é-lhe feito no dia em que, provavelmente, na sua carreira mais o justificou. Pippo Inzaghi deve ser motivo da mais feroz inveja de inúmeros ponta-de-lança espalhados pelo mundo. Não é muito veloz, não é muito forte, não é muito alto, nem sequer um portento de técnica. No entanto, prestes a completar 34 anos, Pippo ainda brilha ao mais alto nível, depois de uma carreira feita de mais de 150 golos, 50 internacionalizações e ... muitos títulos.

Inzaghi explica, na sua essência como jogador, a mais fundamental das características dos goleadores – a movimentação. Para se ser um goleador eficaz é preciso saber movimentar-se nos espaços onde os defesas falham e antecipar passes uma, duas, três... as vezes que forem precisas até o momento sair. Alguns chamam-lhe sorte, outros instinto e eu digo que é uma característica que se aprende, se trabalha e se desenvolve tanto ou mais que qualquer outra, ainda que não seja percebida pelo adepto que normalmente observa a bola.

Inzaghi não é só “movimentação” – não poderia ser – mas é esta a característica que melhor o define como “goleador furtivo” ao longo de tantos anos.
Como curiosidade fica a frase de Sir Alex Ferguson que um dia disse que Inzaghi “já nasceu em posição de fora de jogo”!

AddThis