24.5.07

Juskowiak: o adeus do herói olímpico!

ver comentários...

Esta semana marcou o final de muitos campeonatos e, também, de muitas carreiras. Não é, certamente, o jogador que mais saudades deixará, mas o retiro de Juskowiak é motivo para uma pequena viagem ao passado, quando este ponta-de-lança se mostrou ao mundo.

Adrzej Juskowiak tinha 21 anos quando, em 1992, assinou pelo Sporting, vindo do Lech Poznan. Era um jovem promissor que apresentava um registo interessante, mas também um nome incógnito quando assinou pelo Sporting. A euforia, porém, tomou conta da pré época leonina quando Juskowiak - já depois de ter assinado pelo Sporting - "explodiu" no torneio olímpico de Barcelona. Foi o melhor marcador, com 7 golos e conseguiu a medalha de prata (a Polónia perdeu com a Espanha na final por 3-2). Imediatamente as expectativas tomaram uma dimensão impensável, com Sousa Cintra, ao seu jeito, a afirmar pretender rejeitar qualquer oferta que surgisse pelo Polaco. A verdade, porém, é que Juskowiak acabou por não corresponder a tão elevadas expectativas e, no Sporting, revelou-se um ponta-de-lança com boa técnica de finalização mas sem um atributo que o diferenciasse verdadeiramente. Muitas vezes acusado de ser pouco agressivo, não conseguiu impor-se numa equipa em que as estrelas brilhavam verdadeiramente na zona criativa, com Balakov e Figo como protagonistas. Saiu de Alvalade em 1995 rumo à Alemanha onde passou grande parte do que restou da sua carreira. Neste temporada jogou na segunda divisão Alemã, mais precisamente no Aue e marcou um golo na sua despedida como jogador profissional no passado fim de semana.

Sobre Juskowiak, oportunidade para recordar a prova Olimpica de 92. Na equipa polaca alinhavam também Mielckarski (lembram-se dele no Porto?) e Adamczuk (passou pelo Belenenses). Na selecção vencedora, a espanhola, tivemos nomes sonantes como Luis Enrique, Guardiola, Alfonso, Amavisca, Ferrer, Cañizares ou Kiko. Mas tivemos ainda Gamarra, Naybet, Brolin, Albertini, Dino Baggio ou Asprilla. A principal curiosidade vai, no entanto, para o facto do segundo melhor da prova ter sido um avançado que também haveria de passar pelo Sporting: Ayew!

Para finalizar, e como não poderia deixar de ser, deixo uma série de vídeos que são também uma autêntica reliquia! Juntando-se à bicicleta frente ao Boavista e ao último golo da carreira, estão um conjunto de imagens dos jogos que lançaram Juskowiak para a ribalta do futebol - as prestações polacas no distante torneio olímpico de 92!

Polónia 2-0 Kuwait (Os dois golos marcados por Juskowiak)
Polónia 3-0 Itália (Juskowiak marcou o primeiro e, já agora, Mielcarscki o terceiro)
Polónia 2-2 Estados Unidos (Um de Juskowiak)
Polónia 6-1 Australia (Hat-Trick de Juskowiak)
A Final: Espanha 3-2 Polónia (Parte 1); (Parte 2); (Parte 3) (Sem golos de Juskowiak)

AddThis