23.5.07

Atitude pouco "à Benfica"

ver comentários...

Se ontem escrevi aqui que a baixa capacidade da generalidade das equipas do nosso campeonato deve ser motivo de grande preocupação, hoje escrevo sobre uma atitude que julgo espelhar o porquê do permanente “atrasar da carruagem” do nosso futebol face aos grandes campeonatos europeus.

Luis Filipe Vieira anunciou a não participação do Benfica na Taça da Liga. É uma decisão pouco sensata que aproveita a dimensão ímpar do Benfica no futebol português para prejudicar gratuitamente uma boa ideia e, principalmente, o desenvolvimento do futebol do nosso país.

A Taça da Liga é uma boa ideia, não pela simples criação de mais uma Taça, mas pelo formato com que foi pensada. A criação de fases de grupos proporciona menor espaço para eliminações “ocasionais” (beneficia as melhores equipas) e possibilita a existência de até 4 jogos entre os grandes na competição. Pensem no interesse que a competição ganharia caso tivéssemos os três grandes na derradeira fase de grupos? Estádios cheios, audiências na TV e milhões de euros para a industria do futebol.

Naturalmente, tudo isto só tem sentido com a presença dos grandes, particularmente do Benfica. LFV demonstra falta de visão na sua posição. O Benfica só poderá ser - desportivamente - um grande clube europeu se estiver num futebol que proporcione mais receitas e, para isso, é preciso uma visão colectiva e não uma cegueira egocêntrica. Acrescento ainda, e noutro âmbito, que julgo ser uma falta de respeito pelos adeptos encarnados, privá-los de poder ver o seu clube a disputar uma competição oficial com os seus maiores rivais, ainda para mais depois de uma época em que todos se queixaram da falta de jogos.

AddThis