19.5.07

Davor Suker: Canhota divina!

ver comentários...

Entre os jogadores que alinharam no clube em maior ascenção do futebol Espanhol, encontram-se nomes como Maradona, Zamorano, Dasaev, Bebeto, Prosinecki, Polster, Simeone ou os portugueses Peixe e Jordão. Há, no entanto, uma referência que merece ser feita a um grande jogador do passado recente, que despoletou precisamente no Sevilha: Davor Suker.

Possuidor de um dos mais dotados pés esquerdos que algum número 9 alguma vez apresentou, Davor Suker era um jogador temível pelo seu apurado faro de goleador (era forte nas desmarcações e movimentos de área) e, sobretudo, pela qualidade com que executava.

Depois do mundo ter perdido uma primeira oportunidade para o conhecer, aos 22 anos, no Itália 90 – foi convocado pela Selecção da antiga Jugoslávia, mas nunca utilizado – Suker emigrou para o futebol espanhol e para o Sevilha, oriundo do Dinamo Zagreb. Suker foi aumentando a sua notoriedade no futebol espanhol, crescendo notoriamente, de ano para ano. Com a entrada em vigor do acordão Bosman, a vida dos estrangeiros ficou facilitada, tendo Suker conseguido em 1996 um lugar na super-equipa que o Real Madrid construiu. Esta fase coincidiu também com o explodir de Suker aos olhos do mundo, depois de uma notável participação no Euro 96 de Inglaterra.

Suker havia dado o salto tarde – tinha 28 anos – e o seu impacto inicial foi perdendo fulgor no Real Madrid. Uma época após a brilhante prestação no Mundial 98 (onde a Croácia foi 3ª classificada com Suker como melhor goleador da prova), Suker transferiu-se para o Arsenal. Em Londres foi um suplente de luxo, rubricando grandes golos em não tantos minutos de utilização. Uma época volvida e, aos 31 anos, o croata iniciava a fase descendente da sua carreira, passando um ano pelo West Ham e 2 pelo 1860 Munique. Davor Suker participou ainda em mais um Mundial – o de 2002 – onde a sua prestação não foi muito relevante, ao contrário dos últimos eventos internacionais em que havia participado.

Um craque cujas qualidades não passaram despercebidas ao mundo, lamentando-se apenas que a ascenção no estrelato do futebol tenha sido retardada pelas restrições da era pré-Bosman...

AddThis