10.2.07

Dragan Stojkovic - Não se esquece um talento assim!

ver comentários...
Na passada Segunda-Feira o jornal 'ABola' publicou uma extensa entrevista com Carlos Queiroz. Entre os vários temas abordados, emerge a selecção do "onze da minha carreira" numa escolha feita pelo próprio treinador. Entre craques como Figo, Ronaldo, Donadoni, Futre, Raúl ou Zidane aparece um nome a quem é dado todo o destaque por parte do "professor": Dragan Stojkovic!
Lembro-me dele, era o craque e número 10 da selecção Jugoslava que tão boa conta de si deu no Itália 90. Nessa Selecção constavam ainda alguns talentos que haveriam de fazer carreira no futebol Mundial - Suker, Savicevic, Pancev, Prosinecki, Jarni e Boksic... lembram-se deles?
Stojkovic brilhou nesse Mundial (vejam um célebre livre seu frente à Selecção Espanhola) mas a verdade é que nunca deu continuidade a um talento que desde muito cedo se mostrou ao mundo (foi titular no Euro 84 com apenas 18 anos!). Depois de fazer história no Estrela Vermelha, não teve sorte num Marselha de tempos gloriosos (com Pappin ou Waddle). As lesões impossibilitaram-no de ter um rendimento constante no futebol de alto nível e por isso partiu para o Japão com apenas 29 anos. O Nagoya Grampus foi o destino e foi lá que fez história - os Japoneses construiram-lhe até monumentos! No Oriente foi treinado não só por Queiroz mas também por Arsene Wenger e a distância não o impediu de participar no Mundial de 1998 ou no Euro2000 (já com 35 anos) - digamos que um pé direito como aquele não se esquece facilmente!
Actualmente, Dragan encontra-se já bem lançado no dirigismo - depois de ter sido Presidente da Federação Jugoslava é agora o homem forte do clube que o mostrou ao mundo, o Estrela Vermelha de Belgrado!

AddThis