9.2.07

Benfica no Top 20 - Feito enorme, mas... será mesmo?

ver comentários...
Sou, desde há alguns anos a esta parte, um seguidor do interessantíssimo relatório que a Deloitte emite sobre as receitas operacionais dos clubes mundiais: a "Football Money League".
Neste relatório, a prestigiada consultora destaca os 20 clubes que no mundo mais facturam durante uma temporada. Para que todos tenhamos noção, nesta classificação consideram-se apenas os dinheiros oriundos da "actividade futebol" e que provenham das seguintes origens: Matchday (Bilheteira e Quotas), Broadcasting (Direitos Televisivos) e Comercial (Publicidade e Merchandising).

Foi com grande surpresa que verifiquei a inclusão do Benfica no ranking deste ano. Trata-se de um feito enorme tendo em conta a realidade do futebol nacional... tão grande que, de facto, estranho! Não pelo Benfica mas - mais uma vez - pelo futebol português...

A verdade é que existem de facto várias contradições entre os números oficiais apresentados pela Benfica SAD (que é quem gere o futebol encarnado) e os valores constantes no relatório agora tornado público pela Deloitte (ver quadro) - o meu palpite é que tenham sido incluídos valores referentes à actividade do clube e não especificamente apenas do futebol. Também em termos lógicos não faz sentido, convenhamos, que os jogadores do Benfica sejam tão fortemente assediados por emblemas que facturam menos do que o clube da Luz (por exemplo o Valência ou o Atlético de Madrid), não conseguindo o Benfica fazer o mesmo aos atletas desses clubes.

De todo o modo - e independentemente da real volumetria dos números - não se pode deixar de louvar o trabalho feito pela SAD encarnada no que diz respeito ao relacionamento com os sócios. É uma evidência e isso trará beneficios às potencialidades do futebol do Benfica!
Aqui ficam os links (para ver o relatório da Deloitte, basta preencher os dados mesmo que não estejam correctos):

AddThis