17.2.07

Gabriel Obertan, o novo fenómeno gaulês

ver comentários...
"C'est un phénomène"! (ou em bom português, "é um fenómeno") É esta a forma mais frequentemente encontrada para caracterizar a nova coqueluche do futebol francês: Gabriel Obertan.
Prestes a completar 18 anos (acontecerá a 26 de Fevereiro), Gabriel Obertan é um talento formado nas reputadas escolas de Clairefontaine (na verdade chegou também a alinhar nos parisienses FC Paris e PSG) cuja trajectória de formação foi passada em grande parte a actuar como defesa-central, numa tentativa de aproveitar a elevada estatura que sempre revelou (mede actualmente 1,86m). Obertan é, no entanto, um predestinado no trato da bola e depressa as suas qualidades foram percebidas pela generalidade do panorama futebolístico gaulês, tendo evoluído para posições mais adaptadas à dimensão do seu talento. Às primeiras aparições nas selecções jovens dos "Bleus" seguiu-se um interesse da generalidade dos grandes clubes franceses e Gabriel optou pelo histórico Bordéus. Esta tem sido a sua época de lançamento na primeira equipa e depressa tem perdido a timidez dos primeiros minutos de utilização - Gabriel Obertan protagonizou a sua exibição mais vistosa na Champions League frente aos turcos do Galatassaray.
Este assumido fan de Rivaldo (diz que o brasileiro era quem o "fazia sonhar") tem no drible e na capacidade de desequilibrio no 1x1 a sua grande virtude, sendo por este facto um extremo-nato. Face à sua estatura e tenra idade, no entanto, é provável que o vejamos a evoluir cada vez no jogo interior...

AddThis