2.6.14

Selecção e as primeiras notas do Mundial

ver comentários...
- Tenho visto grande parte dos jogos de preparação das diversas equipas que irão marcar presença no Mundial, e devo confessar a minha surpresa com a prioridade que é oferecida à contingência. Estamos a falar de uma competição de curta duração, com apenas 3 jogos garantidos para cada selecção, e de equipas que têm como principal característica o facto de não treinarem diariamente durante a época. Dentro deste contexto, usar particulares para escolher o 21º, 22º ou 23º jogador, mais do que um luxo, parece-me um enorme desperdício, também revelador do menosprezo que muitos seleccionadores têm sobre a importância das rotinas colectivas.

- Portugal, pelas limitações físicas que actualmente afectam grande parte dos seus principais jogadores, não estará no centro desta crítica, tanto mais que Paulo Bento partiu para estágio com as 23 escolhas feitas e anunciadas, o que pessoalmente saúdo. Ainda assim, e dentro da mesma linha de raciocínio, compreendo mal que se dê inicio à preparação com o modelo táctico de contingência. Mesmo que a ausência de tantos titulares indiscutíveis torne impossível o aperfeiçoamento daquele que será o plano a utilizar quando a competição se iniciar, creio que faria todo sentido dar total prioridade ao modelo base, e não ao alternativo. Porque, se a contingência é isso mesmo, então faria sentido que a prioridade fosse evitar a sua utilização e não começar por ela (será que os paraquedistas, também começam a preparar os seus saltos pelo paraquedas de emergência?)

- Relativamente ao 4-4-2 clássico, pessoalmente não me parece uma alternativa muito forte, dentro das características dos jogadores da Selecção. Não tanto defensivamente, até porque a própria Selecção já vem defendendo dentro de uma estrutura muito próxima desta, nomeadamente adiantando um dos médios (geralmente, Moutinho) para perto do avançado, em organização defensiva. Ofensivamente, porém, a dinâmica pretendida passa por envolver os dois médios na circulação baixa, relegando a zona criativa para os extremos, avançados e mesmo laterais. Começando pelos laterais, a sua projecção em profundidade parece-me fazer sentido, tendo em conta as características e até formação base de João Pereira e Coentrão. No entanto, a definição dos 23 não foi claramente feita tendo em conta a utilização de laterais muito ofensivos, sendo André Almeida a terceira solução contemplada para qualquer dos corredores. Depois, e mais importante (já que previsivelmente João Pereira e Coentrão serão utilizados praticamente na totalidade do tempo), é a questão da ligação ao longo do corredor central. O ideal, na minha concepção e partindo da tal dinâmica que prevê o envolvimento permanente dos dois médios na circulação baixa, é que os extremos tenham vocação para jogar em espaços interiores, ou então que um dos avançados tenha uma vocação mais forte para jogar entrelinhas. Ora, nas soluções da Selecção, e à excepção de Rafa, nenhum dos extremos tem especial apetência para jogar por dentro (embora Ronaldo e Nani o possam fazer bem), e tão pouco existe uma solução forte para fazer a ligação interior, partindo como avançado (aqui, confesso que até me parece que será Ronaldo o jogador com maior capacidade para o fazer). Dito isto, e regressando à fase defensiva, no meu entender faria sentido que Ronaldo defendesse na primeira linha de pressão, e não sobre a esquerda, até porque o pouco envolvimento defensivo que estrategicamente lhe é pedido acaba por ser uma limitação clara perante equipas com laterais de maior propensão ofensiva (o caso onde esta limitação foi mais explorada foi o do jogo com a Dinamarca, no Euro 2012). Ou seja, o ideal na minha óptica seria manter o 4-3-3 base em organização ofensiva, mas com Ronaldo a defender na zona central, entregando a um dos médios interiores (normalmente, seria Meireles) a missão de defender sobre a esquerda, numa linha média de 4 jogadores.

- Relativamente ao jogo, o dado que importará mais, e tendo em conta que nem o modelo nem as opções deverão servir de base para o que se vai passar no Brasil, será a resposta individual que foi dada pelos jogadores. Nani terá sido a melhor das indicações, como todos destacaram aliás, mas também Veloso me pareceu bastante bem, tendo estado na minha perspectiva num plano exibicional consideravelmente superior ao de William. De resto, relativamente aos avançados, parece-me que Portugal terá 3 soluções de características diferentes, mas sem que se vislumbrem grandes diferenças qualitativas, entre pontos fortes e fracos de cada um. Uma nota mais para mencionar o caso de André Almeida que me parece que poderia ter sido preterido em favor de Antunes, o que teria oferecido a Paulo Bento uma alternativa de características mais próximas às de Coentrão, sendo que à direita haverá outras soluções que poderão colmatar uma eventual indisponibilidade João Pereira (por exemplo, Amorim). Assim, e também tendo em conta os movimentos interiores de Ronaldo, Portugal estará refém da presença de Coentrão para ter uma solução que lhe ofereça profundidade ao longo do corredor esquerdo.

- Nota final para o empate da Alemanha. Parece-me negativo para Portugal este mau arranque germânico, porque pode criar uma ideia errada sobre o verdadeiro valor da 'Mannschaft' - que é enorme - e porque poderá fazer com que os próprios jogadores alemães entrem no jogo com Portugal com mais para jogar do que os meros 3 pontos que estarão em disputa. Mas, guardo mais comentários sobre a Alemanha e outras selecções para daqui a uns dias...

AddThis