18.12.09

O que dizer do gesto de Di Maria?

ver comentários...
Ora aí está uma finalização realmente rara! O gesto entusiasma qualquer plateia e é um verdadeiro íman de popularidade. Dir-se-á que só pelo espectáculo terá valido a pena, e não posso dizer que não percebo a perspectiva. Mas tudo isto tem a ver com o grande público, menos familiarizado com os detalhes do jogo em si mesmo. Na verdade este é, hoje em dia, um gesto que não representa grande dificuldade para a generalidade dos profissionais e o motivo pelo qual não aparecem mais golos destes é, simplesmente, porque são poucos os que têm a ousadia de o tentar. A pergunta, pois, é: o que realmente indicia este gesto de Di Maria?

Talento? Claro que o tem, mas, como expliquei, não é por este gesto. Pessoalmente, inclinar-me-ia mais para uma combinação entre displicência e egocentrismo. Displicência porque dificilmente alguém acreditará que Di Maria repetirá a opção num jogo de grande pressão. Egocentrismo, porque, assim sendo, a única coisa que justifica a opção não é a eficácia mas, antes sim, a tentativa de captar atenções.

O ponto é que o golo de Di Maria apenas entusiasma o grande público. Para quem profissionalmente observa jogadores, este será apenas mais um sinal da imaturidade do jogador e da seu distanciamento daquilo que é o interesse colectivo. Desta vez foi na finalização de "letra", no fim de semana anterior foi de outra forma.

Finalmente, uma clarificação. Di Maria pode ser ainda imaturo, mas convém não confundir as coisas. As suas más decisões e excentricidades não apagam o talento e capacidade que possui, nem são suficientes para deixar de fazer dele uma primeira opção óbvia para Jesus. Apenas o afastam do seu potencial...
Ler tudo»

AddThis