15.12.09

Banfield, campeão argentino... "made in Uruguay"

ver comentários...

Se os campeonatos são normalmente maratonas, na Argentina a comparação tem de ser feita com provas de meio fundo. Consequências do modelo semestral de há algum tempo adoptado. Desta vez o vencedor, apenas definido sobre a linha de meta, teve um nome original, Banfield, campeão estreante no primeiro escalão do futebol argentino. Para ser justo, o equilíbrio é tanto que a distinção se terá feito apenas por 1 ou 2 detalhes. Ainda assim, porém, dificilmente poderemos apontar uma equipa mais estável do que o Banfield ao longo da competição. Isso, a experiência e o impacto de uma explosiva dupla uruguaia justificam o sucesso do novo “campeón”...

Hoje, mais do que nunca, o futebol argentino é um ponto de partida para muitos talentos. Consequências do mercado e da impotência económica dos seus clubes perante a concorrência europeia e mexicana. Por isso, muitas são as equipas que se orientam para o lançamento de talentos, aumentando também a incerteza e inconsistência do rendimento colectivo. O Banfield é um caso onde a experiência adopta um lugar principal e isso foi decisivo.

Com uma estrutura e protagonistas escolhidos e estabilizados praticamente desde o arranque, a equipa cedo distinguiu também os seus protagonistas principais. Falar do Banfield “campeón” é falar de um colectivo montado em 4-4-2 clássico com a sua força a vir da coluna vertical.

Na baliza o excêntrico Lucchetti, nascido no clube, sendo o jogador mais emblemático do conjunto actual.

Na defesa, a importância da experimentada dupla de centrais, que actuou ao longo de toda a prova. Victor Lopez (30 anos) merece-me o principal destaque pela eficácia defensiva e pela qualidade do seu pé esquerdo. Ao seu lado, Sebastian Mendez (32 anos, ex-Celta Vigo).

No meio campo, Bustos (27 anos), mais posicional, ao lado do criativo da equipa, Walter Erviti (29 anos). Erviti é um 10 tipico, que estava no México desde 2003 e que voltou a tempo de se tornar uma surpreendente figura do campeonato. No lado esquerdo, o diamante bruto do campeão. Provavelmente vai entrar nos rumores de Inverno pela sua juventude e pela forma como apareceu como uma das figuras do campeão. Falo do “teenager” colombiano James Rodriguez (18 anos), senhor de uma canhota temível, especialmente quando bate na bola de meia distância.

Mas é para a frente que os holofotes apontam. O campeão argentino tem muito de uruguaio, na espectacular dupla formada por Santiago “El Tanque” Silva (29 anos) e Sebastian Fernandez (24 anos). Silva é um desperdicio do futebol português por onde passou em 2005 a meio de uma carreira cheia de paragens em diversos clubes. Silva foi a figura do campeonato, melhor marcador e jogador mais decisivo da prova. Poderoso fisicamente, é figura incómoda para qualquer defesa, seja pela sua capacidade dentro da área, seja pela forma como, fora dela, trabalha bem o jogo ofensivo ou solta o poder do seu pé direito. Ao seu lado, mais desconhecido, Fernandez é o complemento ideal. Aliás, tão bem se entendem que até nos festejos aparecem combinações entre os dois. Se Silva é poderoso no jogo aéreo, Fernandez é imbatível na profundidade. De baixa estatura, tem na velocidade um atributo impressionante que complementa com movimentações inteligentes, seja na profundidade, seja na largura, e com uma boa técnica, quer de drible, quer de finalização. Tanto Silva como Fernandez têm na agressividade e na entrega incansável ao jogo um ponto comum, que é, também, a imagem de marca desta fervorosa dupla de guerreiros uruguaios.

Os 6 passos chave para o título:
- Banfield 2-0 River Plate
- Lanus 1-2 Banfield
- Banfield 2-1 Newell's
- Banfield 2-1 Estudiantes
- San Lorenzo 0-1 Banfield
- Banfield 3-0 Velez
Ler tudo»

AddThis