29.12.09

Jesualdo e o dogma dos jogos “grandes”

ver comentários...

Não é propriamente surpresa no futebol. A emotividade que envolve o jogo faz com que certas ideias sejam passadas como verdadeiros dogmas, sem lugar nem espaço para uma confirmação efectiva das mesmas. Não quer isto dizer que a percepção geral esteja invariavelmente errada, mas seguramente que a parca racionalidade envolvente não ajuda muito no capítulo da lucidez. Um desses casos, recentemente reavivado entre os adeptos portistas, embebidos de energia negativa pela derrota na Luz, é a ideia da falta de resultados de Jesualdo nos jogos ditos “grandes”.

A parte difícil aqui é o ajuste de expectativas à realidade e a classificação objectiva do grau de dificuldade dos jogos. Para isso nada melhor do que recorrer às considerações das casas de apostas. Usando este elemento como referência para seleccionar os jogos mais difíceis e medir expectativas pontuais para os mesmos, conclui-se que, em 46 jogos deste tipo, o Porto de Jesualdo superou as expectativas pontuais em +10,6%. Surpresa?


O balanço é globalmente positivo e parece haver apenas uma “besta negra” no percurso do “professor”. O Sporting de Paulo Bento. Foi o adversário mais comum nos 4 anos, com 9 jogos e onde o Porto de Jesualdo ficou globalmente aquém das expectativas, com -29% dos pontos esperados pelos especialistas. Numa análise comparativa, o Benfica, em apenas 5 jogos foi um adversário muito mais simpático, com +35,8% de pontos conquistados em relação ao esperado.

Ainda assim, e apesar da tal influência negativa do Sporting, Jesualdo consegue ter crédito nas principais competições. +9,1% nos 15 embates complicados realizados na Liga e uns impressionantes +23,5% nos 27 jogos teoricamente mais complicados que disputou na Champions League. Em termos de épocas, 08/09 foi a melhor, com +26,1% e a única negativa foi mesmo a primeira, 06/07, com um tangencial saldo de -1,3%. Já agora, e apesar da recente derrota na Luz, nesta temporada o aproveitamento azul em jogos de elevado grau de dificuldade supera as expectativas em +6,3%.

Outro dado curioso, e provavelmente inesperado para muitos, é o facto do Porto de Jesualdo conseguir surpreender mais nos jogos em que tem um favoritismo inferior ao adversário. +11,8% contra +9,9% para o mesmo número de jogos em ambos os casos.


O problema da irracionalidade das expectativas
A conclusão clara deste exercício é que a emoção retira lucidez às expectativas criadas. Apesar de ser, claramente, o clube com maior reputação a nível interno e ter também uma excelente consideração no plano europeu, o que lhe vale expectativas já de si elevadas, o Porto de Jesualdo tem conseguido superar o que dele é realisticamente esperado. Ainda assim, e ao fim de tantos jogos, o mito prevalece...

- Ver lista de jogos considerados
- Ver tabela de resultados acumulados

Ler tudo»

AddThis