2.6.08

O "acordo Postiga"

ver comentários...

Não foi certamente uma novidade um negócio entre FC Porto e Sporting, mas não pode deixar de constituir-se esta como uma grande surpresa do defeso. Hélder Postiga troca o Dragão por Alvalade e fecha o leque de avançados que Paulo Bento terá ao seu dispor.
Na realidade este parece-me, por motivos diversos, ter sido um bom desfecho para todas os envolvidos, mas vamos por partes:

Sporting
O Sporting contrata por um bom preço (2,5 milhões por 50% do passe) um jogador que se enquadra no seu modelo de jogo e que, bem vistas coisas, poderá ficar bem mais valorizado caso se afirme em Alvalade. É que no pós 2008, e caso jogue, Postiga é o mais natural candidato a ser titular da Selecção para os próximos, não só pela contínua ausência de jogadores de qualidade na sua posição em Portugal (portugueses, entenda-se), mas também pelo facto de ter as características que se enquadram na forma de jogar da turma das quinas (e que se deverão manter enquanto Ronaldo for a principal referência ofensiva).

Postiga
O próprio Postiga tem, como o próprio referiu, uma oportunidade única para relançar a sua carreira. Isto porque encontra em Alvalade um clube que lhe garante visibilidade e um modelo de jogo que se enquadra ao seu perfil. Algo que não acontecia tanto no FC Porto, onde a subida de forma de Lisandro significaria, ou um lugar na sombra do argentino, ou nova saída para um clube onde, forçosamente, a adaptação seria mais difícil.

Porto
O FC Porto sairá, talvez, como a parte mais apreensiva do acordo. Não pelo negócio em si – que consegue encontrar uma solução para um jogador com “peso” no plantel e que não entrava nos planos de Jesualdo – mas pelo facto de ceder um dos “seus” a um concorrente directo. Naturalmente, se Postiga singrar de imediato no Sporting, vão surgir vozes a criticar este “reforçar” do adversário e esse é o único risco para os portistas. De resto, parece-me que terá de haver um motivo forte para que os portistas tenham negociado o jogador com o Sporting e antes do Euro 2008. A não ser que exista algo que ainda não se conheça, esse motivo só me parece poder ser Diogo Viana.

Diogo Viana
Começo por referir que não conheço o jovem. Sei apenas que é um talento que actua como extremo. De todo o modo há aqui um aspecto fundamental no jogador: a sua posição. É que dificilmente um extremo puro pode ser integrado na forma como o Sporting actua actualmente, sendo por isso muito complicado lançar o jogador na equipa principal dos leões. Por outro lado, o 4-3-3 portista é o ideal para essa mesma afirmação. Uma nota importante (para além dos 50% de uma futura transferência a que o Sporting reserva o direito) vai para o facto do jogador ter sido chamado por diversas vezes por Paulo Bento que terá a sua ideia, certamente, do potencial do jogador. O mesmo se pode dizer do FC Porto que verá em Diogo Viana uma espécie de reprodução dos casos de Futre e Quaresma, extremos formados em Alvalade e que deram cartas de dragão ao peito. Tem agora a palavra o próprio Diogo Viana.

AddThis