29.1.10

O "upgrade" Pedro Mendes

ver comentários...
Depois de vários nomes, avanços e recuos, Pedro Mendes confirma-se como o médio que Carvalhal pretendia para reforçar a equipa. É uma aposta que, devido ao salário e idade, não se pode considerar barata, mas que dá óbvias garantias de melhorias imediatas para o rendimento da equipa. Neste aspecto, o grande risco poderá estar na disponibilidade física do jogador para a competição, que nem sempre tem sido regular. Do ponto de vista do jogador, esta é também uma derradeira oportunidade de confirmar, “entre muros”, o valor que se lhe reconheceu na passagem pelo Porto de Mourinho, bem como, claro, de poder estar mais perto do olho de Queiroz, com vista a uma possível presença na África do Sul.

A posição 6
O interesse de Carvalhal em contar com mais um médio era conhecido e assumido. Creio que o perfil desejado sempre pretendeu contemplar alguma polivalência, até porque me parece que a estrutura utilizada nos últimos jogos poderá ser alterada em certas ocasiões. Ainda assim, o destino primário do reforço seria sempre para a posição 6, actualmente desempenhada por Adrien. Percebe-se perfeitamente o porquê, já tendo abordado aqui alguma inconstância do jovem ao longo dos jogos. Isto, mesmo considerando que, internamente, Veloso e Moutinho poderiam ser soluções também perfeitamente viáveis para o lugar.

Pedro Mendes tem tudo para garantir um “upgrade” relevante de rendimento em relação a Adrien. Tem maior cultura posicional, grande disciplina táctica e, sobretudo, muito maior segurança ao nível do passe, área em que Adrien mais vinha tremendo nas suas exibições. O único ponto que, a meu ver, afasta Mendes do perfil ideal é a estatura. Especialmente numa equipa com carências a esse nível, seria útil para o Sporting se fosse conseguido um reforço também para a capacidade aérea. Esse não é, ainda assim, o ponto fundamental da função e não é por ele que Pedro Mendes deixa de ser uma excelente perspectiva para o "leão".

Manuel Fernandes
Pelas suas características e pelo ajuste das mesmas à função para que está destinado, Mendes é uma opção fácil de entender. Mais difícil seria se Manuel Fernandes fosse o escolhido. O talento do jovem médio, agora ao serviço de Mourinho, não está em causa. É enorme e facilmente identificável. O que está em causa é, isso sim, o perfil de um jogador que não pensa nem actua como um 6, assumindo demasiado risco no seu jogo. Quanto a Manuel Fernandes, outro que perspectivará uma presença no Mundial, a experiência com Mourinho pode ser útil. Talvez aprenda a importância da decisão para além da técnica e talvez aprenda, também, a importância do profissionalismo como alicerce essencial para o sucesso. Não será nada fácil, porém...


Ler tudo»

AddThis