13.1.10

Zoom João Pereira

ver comentários...
Será, provavelmente, o jogador mais mediatizado durante o mercado invernal. Em vários cantos foi discutido impacto da sua mudança de Braga para Alvalade, o seu real valor, o ajuste do custo da operação, ou mesmo a forma como será acolhido pelas diversas plateias do futebol português, conhecendo-se o seu temperamento e o seu passado. Tudo isto motivava uma expectativa especial para a estreia e, por isso também, um olhar especial sobre a sua exibição durante a mesma. O “feed-back” positivo foi unânime, mas, ainda assim, fica aqui um vídeo bastante exaustivo com as participações com bola do jogador durante os 90 minutos.

Não foi perfeita, nem sequer exuberante, mas teve grande qualidade e, sobretudo, marcou uma diferença em relação ao que vinha acontecendo naquela posição no conjunto verde e branco. Importa não confundir aquilo que é uma melhoria colectiva de uma boa exibição individual, mas também, neste aspecto, não pode ser dissociada a melhoria colectiva da entrada de João Pereira no 11. Boas decisões, boa dinâmica e boa execução implicaram, na generalidade, intervenções úteis à progressão da equipa e – muito importante – poucos erros técnicos que comprometessem a posse de bola.

A quantidade de intervenções do lateral (que acarretou também um acréscimo de trabalho na execução do vídeo) é outro aspecto a relevar. Percebe-se facilmente a importância que pode ter a capacidade individual desta posição na qualidade de jogo, sobretudo, em situações de organização ofensiva, recorrentes nas equipas “grandes”. Por este motivo fica também mais claro, para o Sporting, o impacto positivo que poderia ter um lateral de maior capacidade ofensiva do outro lado do terreno.

Ler tudo»

AddThis