15.1.10

O potencial de Ibrahim Afellay

ver comentários...
Tem sido muito falado nos últimos tempos, com Juventus e Barcelona apontados como eventuais destinos. Foi também o primeiro destaque individual que fiz da pesquisa que estou a realizar sobre o campeonato holandês – outras se seguirão. Mas, com Ibrahim Afellay, estou realmente impressionado. Um jogador a quem há muito é reconhecido talento, mas quase sempre associado a um perfil algo diferente daquele em que verdadeiramente se pode afirmar como um dos melhores dos próximos anos: “pivot” defensivo. É esta, parece-me, a verdadeira vocação de Afellay.

Quem procura uma compilação do jogador, encontra pormenores técnicos, dribles, remates e, claro, golos. Tudo isto está dentro das capacidades de Afellay, na verdade, um jogador capaz de jogar em qualquer função no centro do terreno. Afellay, no entanto, não é um jogador invulgarmente explosivo, antes sim, um caso sério em termos de qualidade de posse de bola. A sua preocupação é a correcta, ou seja, criar apoios e fazer a bola seguir de forma útil para espaços com maior possibilidade de progressão. Até aqui, dir-se-á, nada de especial, mas o que torna Afellay invulgar é, para além da qualidade do seu pé direito, o conforto com que assume a posse, não parecendo nunca ficar afectado pela ameaça do pressing e mantendo a lucidez de decisão até encontrar a melhor saída.

Para que fique claro, Afellay terá ainda um caminho a percorrer se, como tudo o faz prever, tiver uma oportunidade numa liga de maior exigência. No PSV faz dupla de “pivots” com o experiente Engelaar, num modelo que, como a generalidade das equipas holandesas, tem na posse de bola um pilar fundamental. No PSV e na Holanda, no entanto, o tempo de passe é bastante mais lento do que nos campeonatos de topo. Coisas das limitações do pressing defensivo que se faz por estes dias naquelas bandas. Afellay terá de se adaptar, por isso, a um ritmo mais alto, o que não deverá para ele ser um problema, mas também a uma agressividade defensiva que o possa tornar num jogador mais completo e apto a responder com igual qualidade nos diversos momentos do jogo.

Porque não é comum ver-se imagens de jogadas simples, mas que espelham bem melhor o que é o jogador no presente, compus um pequeno vídeo, ainda que sem grande rigor na selecção. Aqui fica, juntamente com o meu destaque e a minha esperança na definitiva explosão das potencialidades deste jogador. Quem sabe, mesmo, na África do Sul...


Ler tudo»

AddThis