8.1.10

20 talentos emergentes do futebol argentino (parte 2)

ver comentários...
Alejandro Gomez (21 anos; Med ofe; San Lorenzo) - “Papu” Gomez não é uma revelação recente. Já tinha despontado no Arsenal de Sarandi e recentemente foi uma das figuras da ‘albiceleste’ no torneio de Toulon, ao lado de Jara, Buonanotte ou Banega. Um “pibe” típico, baixo e habilidoso que também consegue marcar com facilidade. A verdade, porém, é que a sua passagem pelo San Lorenzo não confirmou a explosão que muitos esperavam e “Papu” não tem conseguido consistência exibicional, o que lhe valeu, até, alguns problemas com os adeptos.

Pablo Pintos (22 anos; Def Dir; San Lorenzo) - Este uruguaio era uma aposta óbvia depois da última Copa Libertadores e foi o San Lorenzo quem o levou por pouco menos de 1 milhão. O seu impacto foi muito grande na primeira época, sendo já um ídolo. Fisicamente é semelhante ao seu compatriota Alvaro Pereira, embora jogue do outro lado. Tem tudo para ser um bom lateral em qualquer clube, faltando-lhe no entanto mais rotina numa defesa a 4, já que a sua carreira tem sido feita como ala, protegido por uma defesa a 3. Mesmo não sendo o negócio que era há 6 meses, continua a ser um alvo a ter em conta.

Sebastian Gonzalez (17 anos; Med Ofe; San Lorenzo) - Espanta-me este jovem. Franzino, apareceu no espaço entre linhas já na época anterior e ocasionalmente tem tido a sua oportunidade. O que é mais incomum é a simplicidade com que decide, invulgar num talento da sua idade. Só não é ainda uma certeza como figura de proa porque lhe falta explosão, coisa que o seu físico ainda não permite. Veremos como cresce, mas se ganhar outra capacidade de desequilíbrio poderá tornar-se um caso sério. Tempo, não lhe falta...

Guillermo Burdisso (21 anos; Def Ctr; Rosario) - Irmão do outro Burdisso, tem o que este nunca teve: estatura. Guillermo faz parte de uma série de jovens centrais que tem aparecido no Rosario Central e será talvez o mais mediático entre eles. Tem, no entanto, algumas dificuldades quando tem de sair da sua zona, perdendo com frequência alguns lances. É jovem e, por isso, merece que não se perca de vista.

Ivan Marcone (21 anos; Med Ctr; Arsenal) - Fisicamente lembra-me Tiago, mas Marcone tem características mais posicionais. Jogador elegante e com boa capacidade de passe, tem tudo para ser um bom médio posicional. Para já vai jogando na pequena “cancha” do Arsenal de Sarandi, mas suspeito que pode ir bem mais longe...

Claudio Mosca (18 anos; Med Esq; Arsenal) - Foi aposta a meio da temporada e conseguiu o seu espaço. Tem um bom pé esquerdo e uma boa capacidade de choque, o que indicia uma afirmação em zonas mais centrais, embora tenha aparecido pela esquerda. Ainda é cedo para sentenças e a sua idade dá margem para que muito possa acontecer.

Maximiliano Coronel (20 anos; Def Ctr; River Plate) - Ser defensor do River Plate nos dias que correm não é fácil. Coronel não conseguiu fugir a essa regra, mas também revelou potencialidades, podendo jogar noutras funções. Talvez um River mais consistente possa também mostrar com mais precisão quanto exactamente vale este jovem.

Gustavo Bou (19 anos; Ava; River Plate) - Foi aposta em vários jogos, mas falhou a afirmação. A confusão táctica nunca ajudou e Bou foi muitas vezes colocado como avançado quando, parece-me, é a partir da linha que pode render mais. Não justificou muitos elogios, mas é-lhe devido o benefício da dúvida em tão tenra idade.

Mauro Diaz (18 anos; Med ofe; River Plate) - Joga na zona central, tendo características que podem fazer dele um grande médio assim que melhor a vertente decisional. ‘Maurito’ é muito jovem e tem vindo a ser lançado de forma intermitente. Talento não lhe falta, resta saber como é conduzida a sua evolução.

Gabriel Funes Mori (18 anos; Ava; River Plate) - Foi aposta nos últimos jogos e, nesses poucos minutos, deixou alguma água na boca para os próximos meses. O seu ponto alto foi o golo que marcou, e de cabeça, algo que desde a saída de Falcao se tornou uma raridade entre os “Millionarios”.

Daniel Villalba (17 anos; Ava; River Plate) - “El Keko” é o “teenager” do momento no River, a grande aposta para os próximos anos. Percebe-se, pela qualidade e maturidade do miúdo que responder com alguns golos neste Apertura. O que parece evidente, no entanto, é que há algum equívoco na forma como este pequeníssimo jogador (pouco mais de 1,60m) está a ser lançado. Não parece mesmo nada que o seu futuro possa passar por jogar sozinho na frente, mas foi assim que foi lançado várias vezes...

Matias Cahais (22 anos; Def Esq; Racing) - Tem formação de central e foi campeão do mundo de sub20 em 2007, merecendo a atenção de vários emblemas europeus. Rumou, por empréstimo do Boca Juniors, ao Groningen, mas a clausula de opção não foi exercida. A verdade é que Cahais, que continua vinculado ao Boca, teve uma passagem muito boa pelo Racing onde se vem afirmando como defesa esquerdo. Muito forte a defender, tem mostrado que também sabe atacar, embora precise de ser testado num clube mais ambicioso do que o Racing actual. É um jogador que está muito desvalorizado e que merece bem a pena ser acompanhado, até pela escassez de alternativas que há por aí para a sua posição...
Ler tudo»

AddThis