30.3.07

O empate da Sérvia na falha de Moutinho

ver comentários...
Já aqui deixei as minhas notas do jogo. Antes da concentração definitiva no “jogo do título”, lanço ainda um último olhar sobre a partida de Belgrado e para fazer a análise do golo Sérvio que devolveu o empate ao placard e a euforia aos adeptos locais...
O golo surge na pior fase portuguesa no jogo. Os Sérvios conseguiam chegar com uma frequência pouco aconselhável à área de Ricardo e sucediam-se os cantos – uma ameaça bastante evidente perante o poderio aéreo Sérvio e a perícia de Stankovic a colocar a bola na área. Portugal faz uma marcação ao homem, deixando apenas 2 jogadores posicionais na zona do primeiro poste: Miguel e Petit.



- No primeiro momento é evidente o posicionamento dos jogadores das duas equipas na área, com um emparelhamento de homens promovido pelas marcações portuguesas aos seus adversários. À entrada da área está Jankovic que é acompanhado por Moutinho. Nesta altura vislumbra-se já a eminente “fuga” do jogador Sérvio que parte de fora da área. Note-se ainda que aos 6 jogadores Sérvios que atacam a bola, acresce 1 que fica, sem marcação, fora da área.

- Stankovic bate a bola que descreve um arco a “fugir” de Ricardo. A bola apanha precisamente o movimento de desmarcação de Jankovic que, entretanto, já havia deixado Moutinho a grande distância. O médio do Maiorca vai finalizar em zona proibitiva e fazer o golo, de nada valendo os últimos esforços de outros defesas lusos. Jankovic terá surpreendido Moutinho que talvez esperasse uma postura menos pro-activa de um jogador que, não sendo alto, se colocava tão atrás. Uma desatenção com grandes custos!

AddThis