3.3.07

Ruud Gullit - O Bob Marley do Futebol

ver comentários...
Há um vintena de anos atrás não era preciso escrever sobre ele para que alguém se lembrasse do seu futebol. Ruud Dil Gullit teria 24 anos e era um dos mais apetecíveis "número 10" do futebol Europeu. O AC Milan, prestes a revolucionar o jogo táctico com a zona pressionante de Sacchi, contracta-lo-ia (na mais cara transferência do futebol, até à data) para, a partir de 1987, formar o famoso trio holandês com Rijkaard e Van Basten compondo o eixo de uma das mais bem sucedidas equipas de sempre.
Gullit foi das poucas glórias do futebol holandês que não saiu das escolas do Ajax embora, curiosamente, tenha nascido em Amestedão. Começou no Harlem e passou pelo Feyenoord e PSV antes do "salto" para o Milan onde viveu o climax da sua carreira. A fase descendente de Gullit foi progressiva tendo-se arrastado durante algum tempo. Do Milan para a Sampdoria onde ainda brilhou (aliás o Milan chegou a recuperá-lo ainda que por pouco tempo tendo regressado à Samp). O Chelsea viria depois a recrutá-lo em 1995 numa altura em que o futebol inglês procurava a experiência de algumas lendas para se relançar no contexto futebolístico europeu.
Com uma notável carreira ao nível de clubes, Gullit teve porém, o seu momento mais alto no Euro88 onde participou de forma decisiva na triunfo holandês. Aí Gullit evidenciou, mais do que nunca, as suas características como jogador... Com um ar bem disposto e sempre cordial era um jogador fantástico tanto a criar jogo nas zonas circundantes à area como a aparecer dentro desta para finalizar de forma repentina e altamente eficaz, quer de cabeça (Gullit foi um jogador de elevada estatura), quer com o seu virtuoso pé direito.
Fora do campo, Gullit também nunca passou despercebido sendo um adepto e intérprete do Reggae (o cabelo à Bob Marley era a sua imagem de marca). Para além da música, Gullit constituiu-se sempre como um admirador de Nelson Mandela tendo-lhe dedicado os prémios de melhor jogador europeu e mundial do ano que conseguiu em 1987.
Embora nunca tenha tido grande sucesso como treinador, Gullit ficou conhecido em Inglaterra pela sua famosa expressão enquanto comentador da BBC: "Sexy football"!

AddThis