21.3.07

Benfica: Decisões à vista!

ver comentários...
Não há grandes dúvidas sobre a moralização que neste momento se apoderou da massa adepta encarnada. A aproximação ao líder Porto com o jogo da Luz à espreita e a já avançada caminhada europeia são justificação evidente para este súbito elevar de expectativas. Sobre o Benfica e as ideias, virtudes e defeitos de Fernando Santos já aqui escrevi, de acordo com a minha opinião. Não vou repetir. O que pretendo deixar é uma espécie de alerta para a volatilidade da situação...
As aspirações do Benfica nas competições em que está envolvido dependem – em grande medida e no imediato – de 3 jogos decisivos e de elevado grau de dificuldade: Porto e a eliminatória com o Espanhol. Em jogos desta craveira será necessário ter grande concentração defensiva. Perante adversários da qualidade de Porto e Espanhol, um erro pode custar um jogo e... uma época! Acontece que nesta altura e apesar da boa progressão da equipa nas duas competições em que se encontra envolvida têm-se repetido lapsos clamorosos na zona mais recuada. Não tiveram consequências de maior, é verdade, mas não os olhos não devem ser fechados até para que se corrija atempadamente. Antes de passar ao exemplo, deixo uma última opinião: Luisão faz mesmo muita falta!
O Golo de Pauleta
O lance que aqui trago para sustentar a opinião acima vem do jogo com o PSG. O golo de Pauleta que precipitou a tremideira que marcou o final da primeira parte do jogo nasce de lapso posicional dos dois centrais (reparem no espaço entre os dois!)
Sem ninguém para marcar David Luiz desocupa um espaço fundamental na área. O central revela aqui uma preocupante falha posicional. Apesar do mau posicionamento do seu companheiro, a postura de Anderson não vai beneficiar em nada a situação. Com a jogada a desenrolar-se sob a esquerda, Anderson coloca-se na mesma linha (vertical) de Pauleta dando margem para que o Açoriano se antecipe na desmarcação, atacando precisamente o espaço deixado em aberto pelos centrais. Ao contrário do que foi empolado na comunicação social, sou da opinião que o erro de Anderson está no posicionamento inicial do lance e não na incapacidade de reacção ao movimento de Pauleta – é que o avançado começa a desmarcação antes da saída da bola.



AddThis