28.3.07

Da Bélgica para a Sérvia: em Transição!

ver comentários...

Aproveitando uma expressão muito usada no futebol actual, deixo aqui um post que é uma espécie de “transição” entre o rescaldo da partida de Alvalade e o lançamento do importante desafio frente à Sérvia.

Em relação ao já longínquo triunfo frente à Bélgica deixo os vídeos dos homens da noite: Ronaldo e Quaresma.

Portugal joga frente à Sérvia o seu posicionamento na “grelha de partida” para a recta final da qualificação. Uma vitória dá-lhe a “pole-position” mas outro resultado trará uma grande responsabilidade para os jogos que faltam, particularmente para as potencialmente decisivas recepções à Polónia, Finlândia e Sérvia.

Em relação à partida, espero um jogo intenso e com um ritmo inicial elevadíssimo por parte dos Sérvios. Com a partida frente à Polónia na memória, antevejo dois perigos principais: o poderio físico dos Sérvios que poderá ser decisivo nas bolas paradas e a “matreirisse” das transições.
Portugal é uma formação que aceita com naturalidade ter o domínio posicional dos jogos e este facto pode ser aproveitado pelos adversários. Foi o que fez a Polónia (com a estratégia da raposa, Leo Beenhakker), chamando Portugal para o seu meio-campo defensivo para depois e através de um pressing baixo muito bem delineado lançar transições alucinantes que aproveitavam o espaço nas costas da defesa lusa.
Por outro lado, se formos inteligentes e conseguirmos ser nós a lançar Ronaldo, Quaresma ou Simão no espaço, então provavelmente traremos os 3 pontos na bagagem...
Sobre os Sérvios, são uma formação em renovação com muitas das estrelas a serem afastadas pelo seleccionador Clemente. Falta Zigic mas volta o experiente Stankovic. Na defesa o pilar é o reputado colega de Ronaldo no Manchester United, Vidic. Nota ainda para Bosko Jankovic (médio de 23 anos), uma das revelações no futebol espanhol e no Maiorca e para o jovem guarda-redes Stojkovic que esteve no ano passado no Euro sub21 em Portugal.

AddThis