28.8.09

Sporting, Polga e a arma do fora de jogo

ver comentários...
Foi o lance referenciado por Paulo Bento para explicar o crescimento italiano na abertura do segundo tempo. A leitura é correctissima. Trata-se de um dos tais momentos de impacto emocional no jogo de que tantas vezes falo e, mesmo não tendo terminado em golo, poderá ter sido mesmo decisivo na definição do jogo e da eliminatória. O lance, que surgiu logo no primeiro minuto da segunda parte, tem a sua génese num pontapé longo, com a segunda bola a ser ganha pelos “Viola”. Podia falar do mau posicionamento leonino para a abordagem à segunda bola ou do mau ajuste posicional de Pedro Silva (um hábito) à saída de um central, mas o ponto que quero aproveitar tem a ver com o fora de jogo e a forma como o Sporting ignora esse recurso táctico. E de que forma o fez neste lance!


Pressionar alto, com ou sem o “recurso táctico”
Recurso táctico. Pode parecer estranho esta designação mas é essa a potencialidade real da regra do fora de jogo no futebol moderno. É graças a ela que as equipas podem ter como estratégia jogar com a sua última linha defensiva subida, aproximando sectores e defendendo mais longe da sua baliza. Um exemplo evidente da utilização deste recurso é o modelo de jogo de Jorge Jesus. Nesse caso, a equipa sobe em bloco e pode fazê-lo sem esticar a equipa, mantendo a largura. A vulnerabilidade está, como é óbvio, na profundidade, nas costas da defesa.

Apesar de tentar fazer um pressing alto em muitos jogos, o Sporting utiliza muito pouco o recurso do fora de jogo. A solução passa por tornar a equipa mais estreita, não tendo vulnerabilidade na profundidade (ou seja nas costas dos defesas), mas sim em largura, tornando-se complicado sempre que o adversário muda de flanco. Na minha opinião esta é uma solução mais exigente em termos tácticos, embora o Sporting seja um caso de sucesso evidente pela competência com que a interpretou ao longo da era Paulo Bento.

Polga, o "anti fora de jogo"
O lance é muito claro sobre a pouca focalização do Sporting em relação à arma do fora de jogo. Em particular, Polga. Bastaria o central ter evitado recuperar e a jogada ficaria imediatamente inviabilizada. Pelo menos o passe para Jovetic. Polga, pouco inteligentemente, fez exactamente o que convinha à Fiorentina. Tentou recuperar posição, não foi a tempo e, pior do que isso, reabilitou Jovetic. Este não é um lance virgem em Polga, que, claramente, não tem o fora de jogo como solução interiorizada para dela se poder servir quando necessário.

Porque é que o Sporting não utiliza o fora de jogo como arma táctica? A resposta pode estar precisamente em Anderson Polga. É um jogador nuclear para o modelo do Sporting. A sua importância tem a ver, sobretudo, com a qualidade que tem com bola, sendo a referência para o primeiro passe em organização. Ora, para além desta característica, Polga tem outras. Por exemplo, a dificuldade em recuperar defensivamente, sentindo-se altamente desconfortável a jogar com espaço nas suas costas (não é por acaso que o seu pior momento foi com Peseiro). Por isso, para ter Polga nas contas, Paulo Bento teria sempre de ter um modelo que não recorresse à arma do fora de jogo. Compreende-se perfeitamente a opção, bem como a obrigatoriedade de a manter perante as características dos jogadores. Com Carriço, no entanto, começa a sentir-se que Polga poderá deixar de ser tão fundamental, que o “patrão” poderá mudar, e que o espaço nas costas não terá de ser tanto um problema. Não é uma transição simples de fazer e não sei se alguma vez acontecerá ainda com Paulo Bento, mas confesso a curiosidade para ver o que traria...


Ler tudo»

AddThis