3.8.09

Benfica 09/10: O que virá depois da euforia?

ver comentários...
Para os benfiquistas, em Agosto, entusiasmo e tempo quente são igualmente banais. Desta vez, no entanto, a pré época justifica, de facto, um optimismo diferente. Para quem vem acompanhando o futebol português de uma forma mais atenta nem seria preciso ver jogar para antecipar o crescimento colectivo que a equipa teria com a chegada de Jesus. Porque o crescimento é colectivo. Fora detalhes individuais, a pré época já mostrou tudo o que tinha para mostrar. A equipa está pronta e resta apenas testar a resposta em competição. As indicações não devem enganar e o Benfica 09/10 não vai ser parco em bons momentos e em bons jogos. Não tem qualquer motivo para o ser.
Para uma grande época em termos de títulos, porém, falta tanto quanto o tempo que nos distancia do final da próxima época. Que riscos correrá então este empolgante Benfica em 09/10?


Concorrência interna
Um dos erros típicos dos adeptos (e não só...) é olharem para o rendimento das suas equipas de uma forma absoluta e não relativa. Se é verdade que cada equipa apenas depende de si própria para vencer o campeonato, também é um facto que a competição não é propriamente um contra relógio. Ou seja, se houver 3 equipas boas nesta liga, uma delas não ficará seguramente nos 2 primeiros lugares. Será que por isso é “menos boa”? Naturalmente que não.
Ganhar o campeonato em 09/10 prevê-se uma tarefa muito difícil e decidida no pormenor. Por um lado, o nível das equipas de meio/fim da tabela é cada vez menor (apesar de muitos continuarem a não querer ver). Por outro, o registo pontual de Porto e, mais espaçadamente, Sporting, tem sido muito bom e será pouco prudente pensar que isso vai mudar este ano...

Gestão jogadores/jogos
Durante 08/09 vimos Jorge Jesus orientar um Braga brilhante em termos colectivos. Para muitos, no entanto, a equipa falhou no final. Acho discutível esse julgamento, mas é inegável que ficar em 5º não terá sido propriamente um desfecho correspondente às expectativas geradas. O Braga de 08/09 pode ser um bom “case study” para o próprio Jesus.
Já aqui falei da importância da gestão de expectativas no plantel (em particular em certos sectores mais concorridos). Porque no futebol quem ganha é o grupo e porque este é feito de individualidades, cada uma com a sua perspectiva diferente. Mas há mais. Haverá muitos jogos, muitos deles europeus, que retirarão o foco do campeonato. E haverá também o risco de lesões. Mais uma vez, basta pegar no exemplo do Braga 08/09, para perceber até que ponto isso pode ser decisivo. Mesmo quando se joga tão bem quanto este Benfica.
Já agora, fica aqui um pequeno prognóstico pessoal. Em 09/10 vamos ver uma grande campanha do Benfica na Europa.

Pressão externa
É também por isso que o futebol se torna tão interessante. A forma como tudo se passa fora do campo tem influência dentro dele. Não é, de resto, difícil encontrar exemplos que o comprovem. Em Portugal nenhum clube é tão mediático como o Benfica e se isso tantas vezes ajuda, noutras pode complicar muito. É outro risco/desafio para este excelente Benfica de Jesus.


Ler tudo»

AddThis