24.8.09

Sporting - Braga: Uns com a liderança, outros com problemas

ver comentários...
Para uma equipa a precisar de crescer, o Braga não era o melhor adversário. Isso provou-se. As indicações dadas frente à Fiorentina, ao contrário do que dirá a intuição resultadista não foram desfeitas. O que acontece é que este Sporting, por estranho que pareça, está ainda numa fase inicial da consolidação da sua forma de jogar. Comete ainda demasiados erros e tem vários aspectos onde tem de evoluir se quiser ter o sucesso como um destino minimamente provável. Já fora assim frente aos italianos e desta vez, não havendo melhoria, também não houve retrocesso. A eficácia não ajudou, a derrota torna tudo mais difícil e o caminho, esse, é o mesmo. Ainda muito longo...


Sporting: Uma lista dos problemas
Onde falhou o Sporting? Comecemos pela eficácia. É certo que a derrota não se explica por um golo ainda dentro do primeiro quarto de hora, mas ajuda tê-lo sofrido ao primeiro remate, e quando se vinha fazendo uma boa entrada na partida.

Depois podemos falar de um pormenor, desprezado por quase todos, mas com influência num jogo entre 2 equipas que procuram ter a bola. Sair a jogar a partir de pontapés longos, de baliza ou livres. O Braga conseguiu-o quase sempre e isso dificultou muito a tarefa do Sporting em conseguir mandar no jogo.

Passemos, finalmente, aos problemas mais crônicos do Sporting actual. Primeiro a posse de bola. Ao contrário do que se disse, o Sporting passou grande parte do tempo a tentar atacar a partir de recuperações e não em organização – o tal problema de ser o Braga quase sempre a sair a jogar dos pontapés longos – mas quando o fez, recorrentemente, sucumbiu à tentação do passe longo perante o pressing. Com este meio campo e com centrais com boa capacidade de passe, o Sporting tem de ser capaz de arriscar mais no passe para os médios, de procurar mais um jogo em posse. Pelo menos para consumo interno. Isso ainda não acontece e é um desperdício.

A consistência defensiva. O maior problema actual. O Sporting do passado teve várias vezes problemas de qualidade ofensiva, mas foi sempre sólido, consistente e capaz de fazer de um golo, de um momento de inspiração, o suficiente para ganhar. Hoje isso não acontece e essa é a grande diferença. As bolas paradas são uma catástrofe. Uma urgência imediata, capaz de minar qualquer resultado, de qualquer jogo, caso não seja resolvida rapidamente. Mas há mais. O losango actual tem um problema de consistência. Vukcevic não tem cultura defensiva e só baixa se o lateral do seu lado o obrigar, e Veloso, apesar do grande momento que atravessa, fica demasiadas vezes, demasiado só. O pressing também não funciona com a agressividade desejada e isso sente-se, por exemplo, no número reduzido de recuperações altas conseguidas. Continuo a defender a passagem de Moutinho para 10, muito por este problema. Sobre isto falarei nos próximos dias, com algumas imagens, incluindo a do primeiro golo...

Caicedo: a confirmação do desajuste?
Abstive-me de falar sobre ele acuando da sua contratação. Primeiro, e mais importante, porque não o conhecia bem. Segundo, porque, do que havia visto, só podia dizer mal. Aguardo ainda mais jogos, mas o que fez contra o Braga foi muito mau e apenas confirma a idéia que dele tinha. Ou seja, um jogador estático, pouco capaz de criar, pouco útil a pressionar. Resta-lhe o físico e a insistência em estar perto do golo, esperando pela oportunidade de empurrar, num qualquer ressalto. Se Caicedo é isto, pergunto-me qual a lógica da sua contratação tendo em conta o perfil de avançado deste modelo?!

Braga: líder que precisa de crescer
Fez-me lembrar a Académica que empatou em Alvalade na época anterior. Ou seja, um jogo de posse, capaz de roubar tempo ao Sporting tendo a bola e não apenas de se refugiar em contra ataques esporádicos. Em Braga, claro, a idéia de Domingos ganha outra qualidade e uma profundidade que em Coimbra não podia ter. Mas só com a ajuda da eficácia é que pode sair de Alvalade com a vitória, e isso não pode ser escamoteado. É um Braga competente, sim, mas que tem ainda de crescer para poder ser uma ameaça real aos grandes. O tempo dirá se essa evolução irá, ou não, acontecer. Para já... lidera.


Ler tudo»

AddThis