6.8.09

Kleber: O perfil do 'gladiador' que pode ser Dragão

ver comentários...
A sua qualidade e irreverência justificariam um destaque que já tinha pensado fazer. A recente “novela” que o envolve como possível reforço portista é o pretexto ideal. Kleber actuou esta noite, na derrota caseira do Cruzeiro perante o Atlético Paranaense por 0-2. O jogo revela exactamente aquilo que é. Enquanto esteve em campo foi a grande referência da “Raposa” e, claramente, o mais talentoso dos jogadores em campo. Enquanto esteve em campo. Porque aos 70’ Kleber foi expulso, revelando também a sua outra faceta (embora, neste caso, mais vitima de um árbitro demasiado rigoroso). É assim, o “novo animal”.


O perfil: nem extremo, nem ponta de lança... avançado
As comparações com Edmundo não são um acaso. Kleber é uma espécie de versão “light” do mítico avançado brasileiro. “light” quer na sua irreverência (que sendo de mencionar, nada tem a ver com as loucuras do craque carioca), quer no talento. É difícil destacar Kléber como o melhor dos avançados de um futebol brasileiro onde jogam Ronaldo, Fred e Adriano, mas Kleber é seguramente um dos melhores e mais completos avançados do futebol sul americano da actualidade, tendo sido, para mim, o melhor avançado da Libertadores 2009.

Jesualdo diz que não quer uma linha da frente com 2 extremos e 1 ponta de lança, antes sim com 3 avançados. Pois bem, Kleber é precisamente isso, um avançado. A sua característica é precisamente a amplitude de valências que tem. É agressivo. É forte a jogar com espaço, mas talvez mais ainda perante defesas mais fechadas. Move-se bem, quer na zona central, quer descaindo sobre as alas. E, muito importante, executa com invulgar qualidade com os 2 pés. Talvez o único ponto negativo seja o jogo aéreo.

Aos 26 anos, os valores envolvidos talvez impeçam o Porto de ser o destino deste jogador de qualidade. É pena se assim for. Tenho a convicção de que teria muito a ganhar se fosse trabalhado por Jesualdo.



Ler tudo»

AddThis