27.5.09

Os dilemas da final que não deixará nada como dantes...

ver comentários...
É o pouco mais do que o jogo do ano. É o desafio do Barça ao domínio inglês, mas é também o desafio do United a um Barça aparentemente imparável. Depois, e porque é também incontornável, há o confronto entre as 2 individualidades mais importantes do futebol actual. A “máquina” Ronaldo ou o imparável Messi? Diga-se o que se disser, é impossível estabelecer favoritismos claros e tudo se jogará num só jogo, com toda a sua imprevisibilidade e aleatoriedade. Pode não ser o desfecho mais justo mas será, seguramente, o mais empolgante. O jogo, esse, até poderá nem ser o mais interessante, mas o futebol é o que é pela ansiedade que é capaz de criar e, nesse sentido, esta é já uma grande final, mesmo antes de ter começado.


Dilemas para as 19:45
O ponto que se deve lamentar, em primeiro lugar, são as ausências. Mais carente o Barça e, por isso também, mais enigmático. Da resposta a alguns dilemas que se levantam à partida para esta final, poderá resultar muito do que definirá realmente o destino de um jogo que tem, creio eu, coordenadas gerais mais do que previsíveis:

A defesa do Barça: Voltará Guardiola a recuar Touré para central, depois do jogo menos conseguido em Londres? Ou apostará na inexperiência de Cáceres?

Sem Daniel Alves: Uma das diferenças tácticas introduzidas por Guardiola foi a introdução de uma assimetria entre os laterais, transformando o 4-3-3 muitas vezes num autêntico 3-4-3. A importância de Daniel Alves foi enorme nesse papel de falso lateral. Sem ele, jogará Sylvinho, mas sobre a esquerda? Que impactos poderá ter essa alteração, não só relativamente à resposta do experiente brasileiro, mas também em relação à inversão do flanco e ao efeito que isso terá na ligação com os atacantes?

Keita ou Henry? De novo a pergunta sobre se Guardiola optará por repetir a estratégia de um jogo menos conseguido como o de Londres? Poderá Iniesta ser de novo extremo e Keita jogar no meio campo? Não será esse mais um factor que contribuirá para o afastamento do conjunto das suas rotinas habituais?

Com ou sem Tevez? Do lado do United, Tevez tem sido uma peça fundamental em vários momentos. Guardará Ferguson o argentino para períodos mais tardios no jogo? Não seria melhor iniciar com o argentino?
Por onde quebrará? Projecta-se sempre um herói para estas finais, mas muitas vezes elas acabam por ser decididas por um vilão. O’Shea será o principal candidato a falhar do lado do United, tanto mais que defronta Messi. Mas também há que contar com o mau momento de Vidic e com a pouca competição de Ferdinand. Do lado do Barça há Valdés e também a maior fragilidade nas bolas paradas. Tudo isto pode parecer evidente antes do jogo mas no final até é bem provável que o quebrar acabe por não surgir pelo elo mais fraco. Basta recordar a assistência de Xavi para Scholes, há 1 ano...


Ler tudo»

AddThis